Tito 2.3 “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;”
“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas,”
No verso 2, Paulo instruiu aos homens idosos quanto a conduta exemplar que se esperam deles. Neste verso, Paulo dá ensinamento sobre as mulheres de mais idade por isso ele usa a palavra semelhantemente.
Mulheres idosas, com mais de 60 anos, são pessoas que têm vivência e experiências de grande valor para serem exemplo para as gerações mais novas.
A santidade que se requer de todos os crentes impõe que sejam “sérias no viver”. Devem ser mulheres santas, que não andem com atitudes e maus exemplos, na igreja ou fora dela.
“... não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;”
A palavra grega usada para descrever “caluniadoras” é diabolos. O diabo é o patrono das pessoas que se entregam à calúnia, à fofoca e à maledicência. William MacDonald diz que a palavra grega diabolos é um termo apropriado, uma vez que a maledicência é diabólica em sua fonte e caráter. As mulheres idosas nao devem falar mal pelas costas nem ser boateiras. Nada é mais pernicioso para a vida da igreja do que o pecado da língua. Tiago diz que a língua é fogo e veneno. A língua fere, destrói e mata (Tiago 3.1-11). Salomão diz que “a morte e a vida estão no poder da língua” (Provérbios 18.21).
As mulheres mais velhas não devem ser “dadas a muito vinho”. O vinho tinha um uso medicinal e também era consumido normalmente no mundo do primeiro século (1 Timóteo 5:23). Hoje em dia, deve-se considerar a influência que o cristão exerce sobre os outros ao consumir qualquer bebida alcoólica (Romanos 14:21). Lopes diz que a embriaguez é um vício degradante em todas as pessoas, mas quando mulheres que deveriam ser exemplo de conduta capitulam-se à embriaguez,isso se constitui num terrível escândalo.
O que mais chama a atenção quanto ao comportamento a ser vivido pelas mulheres cristãs idosas é que devem ser “mestras do bem”. Sim, elas devem ser “mestras” para as mulheres mais novas. Estas devem ter comportamento exemplar, à altura de quem é nova criatura, e vive em conformidade com os princípios cristãos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
LOPES, Hernandes Dias. Tito e Filemom; doutrina e vida, um binômio inseparável. São Paulo: Hagnos, 2009.
RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.