TEXTO ÁUREO “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ” (Marcos 16.15,16)
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda
criatura. ” Neste versículo Jesus convoca seus discípulos a se moverem,
eles devem ir a todo o mundo (Grande Comissão). Algo muito desconfortável para
os discípulos judeus, eles deveriam anunciar o evangelho aos gentios. Houve
grande resistência dos discípulos para pregarem fora de suas fronteiras, a
perseguição contribuiu grandemente com isso: “E fez-se naquele dia uma grande perseguição
contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras
da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos “ (Atos 8:1). Foram os judeus
gregos, segundo Justo Gonzáles, que se dispersaram, não os apóstolos. Eles deveriam
pregar a toda a criatura. Esta palavra “criatura” foi escolhida especialmente
para que não haja distinção entre povos, idades ou classes. Toda a terra é chamada
a ouvir a palavra do Senhor (Jeremias 22:29). Sendo gentios ou judeus todos são
inescusáveis diante de Deus. Os gentios por negarem a revelação natural de
Deus, os judeus por serem infiéis a antiga aliança. A Mensagem é: “ ...todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus “ (Romanos 3:23), mas “ Se
confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados,
e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9) “.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
“ Sobre o batismo: para os cristãos ortodoxos ele é uma ordenança divina,
ou seja, uma ordem direta do Salvador. Sendo ela uma ordem se espera que todos
os que aceitarem a fé sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo (Mateus 28:19), a fim de que sejam salvos da condenação do mundo. Pedro
diz em seu sermão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos
2:38). Sempre é lembrado o fato do Ladrão da cruz, não ter sido batizado e ter
recebido a promessa do paraíso, assim também como muitas crianças que não
chegam a idade considerada adequada para o batismo. Referente as crianças, Jesus
disse “com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos
tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus (Mateus 18:3)
”, disse também: “Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos
tais é o Reino de Deus (Marcos 10:14) ”. Possuindo as crianças o Reino dos céus,
não pode o batismo ser requisito para a sua salvação. Chegando o despertar da consciência
do próprio pecados essa criança necessita de batismo. Referente ao Ladrão a
palavra de Deus chegou a Ele no leito da sua morte tornando impossível o
batismo. Aqueles que após a fé protelam o Batismo devem se lembrar que Deus é
apto para discernir as intenções do coração e sabe porque não se batizam. Sobre
o duplo efeito da Pregação: O escritor aos Hebreus escreve: “Porque a palavra
de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes,
e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta
para discernir os pensamentos e intenções do coração “ (Hebreus 4:12). A
palavra de Deus é apta para salvar, mas será testemunho para condenar. A
condenação segundo João é esta: “Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram
mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (João 3:19) ”. Porque
todo aquele que ama o mal rejeita a luz para que suas obras não sejam reprovas.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/2/2023
Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das
escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GONZALES, Justo. História ilustrada do cristianismo - A era
dos mártires até A era dos sonhos frustrados. São Paulo: Vida Nova, 2019.
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