1 Coríntios 12:22 “Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são muito mais necessários;”
“Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são muito mais necessários;”
Deus formou o corpo humano de tal modo que todos os membros trabalham em perfeita harmonia. Cada membro é necessário, incluindo aqueles “que parecem ser os mais fracos”, isto é, os menos proeminentes ou importantes. Os membros do corpo que parecem ser mais fracos são geralmente os menos percebidos, os que fazem o seu trabalho silenciosa e automaticamente.
Dando continuidade à analogia do corpo, o apóstolo provavelmente tinha em vista órgãos internos como o coração, os pulmões ou os rins. Sem esses órgãos, o corpo entra em colapso; ainda que o funcionamento deles não exija um esforço consciente da parte do braço, do olho, nem do cérebro. As funções desses órgãos são necessárias para que os sentidos informem o corpo ou para que os músculos conduzam a uma resposta significativa.
Longe de poder dizer: “Não preciso de vós”, o corpo é ainda mais dependente desses membros menos percebidos. Semelhantemente, no corpo do povo do Senhor, aqueles que trabalham e contribuem de modo previsível e discreto são insubstituíveis. Cada membro da igreja deve lembrar que o bem-estar do corpo é mais importante do que reconhecimento pessoal.
O corpo precisa que todas as suas funções estejam em funcionamento, cada membro para o bem do todo, cada um reconhecendo o valor e a importância dos outros. É arrogância não agir assim.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
22/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201704_02.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário