Efésios 2.2 "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;"
"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo,"
Quando os efésios estavam mortos em seus delitos e pecados (v.1), eles andavam segundo o curso deste mundo.
“Andar” é uma tradução do verbo (peripateo) e significa “viver, conduzir-se, comportar-se”. É uma metáfora muito comum nos escritos antigos, dando ideia do modo de viver das pessoas, da conduta e do comportamento (Salmo 128.1). Ou seja, antes eles se portavam segundo “o curso deste mundo”.
"O mundo" aqui não é sinônimo da natureza criada por Deus. O mundo é o sistema que pressiona cada pessoa para se conformar aos seus valores (Romanos 12.2). O apóstolo João é enfático ao dizer que quem ama o mundo não pode amar a Deus (1 João 2.15-17). Tiago declara com a mesma ênfase que quem é amigo do mundo é inimigo de Deus (Tiago 4.4). John Stott esclarece esse ponto com as seguintes palavras: Sempre que os seres humanos são desumanizados — pela opressão política ou pela tirania burocrática, por um ponto de vista secular (repudiando a Deus), ou amoral (repudiando absolutos), ou materialista (glorificando o mercado consumidor), pela pobreza, pela fome ou pelo desemprego, pela discriminação racial ou por qualquer forma de injustiça — aí podemos detetar os valores subumanos do “presente século” e “deste mundo”.
"Curso" refere-se a uma era ou tempo. Conforme o uso de Paulo neste texto, “a era” ou “o mundo” refere-se a qualquer pessoa da época dos efésios que estivesse em oposição ao caminho de Deus. Essa pessoa não subsistiria. Os efésios haviam vivido “de um modo que se harmoniza com o presente século em sua ordem atual corrupta e degradante, a qual se deve ao estado de queda da humanidade, sendo contrário ao reino do céu, que durará para sempre”.
"... segundo o príncipe das potestades do ar, "
Quem é “o príncipe da potestade do ar”? Em Efésios, Paulo falou dos poderes que são hostis ao bem-estar dos seres humanos e ao propósito divino. Em 6:12, ele falou da batalha do cristão “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Por trás dessas forças existe um poder do mal individual chamado “o diabo” (4:27; 6:11) e “o Maligno” (6:16). Esse poder individual do mal é “o deus deste mundo” (2 Coríntios 4:4). O “príncipe da potestade do ar” é Satanás (veja Mateus 9:34; 12:24; João 12:31; 14:30; 16:11). Satanás é citado como o “príncipe”, do substantivo grego (archon), que significa “primeiro em ordem de pessoa ou coisas”. Ele é o primeiro em potestade/poder no reino dele.
“Potestade” é uma tradução de (exousia) e significa “autoridade”, referindo-se no versículo 2b aos demônios sobre os quais Satanás governa ( 6:11, 12). Paulo enfatizou que Satanás atua no reino espiritual, afligindo a humanidade e dominando os não salvos.
O diabo é um inimigo invisível, porém real. Ele não dorme nem tira férias. Ele é violento como um dragão e venenoso como uma serpente. Ele ruge como leão e se apresenta travestido até de anjo de luz. Não podemos subestimar seus desígnios; antes, devemos nos acautelar, sabendo que esse arqui-inimigo veio para roubar, matar e destruir.
"... do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;"
Estando sob a influência de Satanás, os que não conhecem a Deus têm um espírito de rebeldia. Se alguém é descrito como tendo “um espírito de amor”, “um espírito de bondade” ou “um
espírito de justiça”, entendemos que o amor ou
a bondade ou a justiça faz parte do caráter dessa pessoa. De modo semelhante, quando Paulo
falou do “espírito que agora atua nos filhos da
desobediência”, ele estava dizendo que os não
salvos se caracterizam por possuírem um espírito
decorrente de haverem se entregado ao “príncipe
da potestade do ar”.
“Os filhos da desobediência”
são os que vivem em desobediência e se caracterizam por ela. Eles são chamados de “filhos de” da
mesma forma que Tiago e João eram apelidados
de “Filhos do Trovão” (Marcos 3:17) e Barnabé
era chamado de “Filho da Exortação” (Atos 4:36).
Assim como quem tem um temperamento rude
pode ser chamado de filho “do trovão” ou quem
tem o dom de animar os outros pode ser chamado
de filho “da exortação”, quem vive em desobediência é filho “da desobediência”.
O texto bíblico diz que este “espírito” “atua”ou "opera" nos desobedientes. O verbo grego
e˙(energeo), que expressa algo “operante”.
Este espírito dominante nos desobedientes exercia
influência e atuava por causa do impacto que Satanás tinha sobre seus corações. Essas pessoas foram
associadas com “desobediência”, uma tradução do
verbo grego (apeitheia), que sugere que
eram “impersuasíveis, insubmissas”. Porque permitiram que Satanás controlasse suas vidas, não
foram persuadidas a aceitar o evangelho e, portanto, não eram submissas a ele. Como explicou Paulo
em 2 Coríntios 4:4, “...o deus deste século cegou
o entendimento dos incrédulos, para que lhes não
resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...” Dominados por Satanás, tinham um desrespeito geral pela vontade de Deus.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/4/2024
26/4/2024
FONTES:
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201305_06.pdf
Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.
STOTT, John. A mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus. 6.a ed. São Paulo: ABU Editora, 2001.
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