sábado, 13 de janeiro de 2024

Provérbios 3.4

Provérbios 3.4 “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. “


Salomão com carinho (Filho meu) nos ensina a nos lembrar da lei de Deus e dos seus mandamentos. Diz que fazendo isso aumentaria nossos dias e que seriam dias de paz. No verso 3 ele diz: "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração". Pois fazendo isso acharíamos graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem

Para nos encorajar nisto, nós somos assegurados de que esta é a maneira de nos recomendar, tanto para o nosso Criador como para as criaturas, nossas companheiras: 


 “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. “

1. Um homem bom busca a graça de Deus, em primeiro lugar, ambiciona a honra de ser aceito pelo Senhor, e fazendo isto achará esta graça, e com bom entendimento: "Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo" (Provérbios 28:5). Deus o usará nas suas mãos, ao máximo, e aplicará uma interpretação favorável ao que ele diz e faz. 

Ele será reconhecido como um dos filhos da Sabedoria, e será elogiado na presença de Deus, como alguém que tem um bom entendimento: "Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus" (Provérbios 2:5) - algo que é atribuído a todos os que obedecem aos seus mandamentos: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem" (Eclesiastes 12:13).

2. Ele deseja alcançar a graça também entre os homens, como Cristo em Lucas 2.52: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens", ser aceito pela multidão dos seus irmãos como Mardoqueu:"Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência" (Ester 10.3) - e conseguirá isto; eles o entenderão corretamente, e nas suas atitudes para com eles, ele parecerá ser prudente, agirá com inteligência e critério. 

Ele terá sucesso (assim alguns traduzem), que é o resultado comum do bom entendimento: "Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes" (Deuteronômio 29:9).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

BORTOLATO, Jose Francisco. Deuteronômio – VIII – Deus pede nossa tábua do coração. 19/9/2014. Disponivel em: <fbortolato.com/deuteronomio-viii-deus-pede-nossa-tabua-do-coracao/> Acesso e, 26/8/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário