Provérbios 3.4 “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. “
Salomão com carinho (Filho meu) nos ensina a nos lembrar da lei de Deus e dos seus mandamentos. Diz que fazendo isso aumentaria nossos dias e que seriam dias de paz. No verso 3 ele diz: "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração". Pois fazendo isso acharíamos graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Para nos encorajar nisto, nós somos assegurados de que esta é a maneira de nos recomendar, tanto para o nosso Criador como para as criaturas, nossas companheiras:
“E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. “
1. Um homem bom busca a graça de Deus, em primeiro lugar, ambiciona a honra de ser aceito pelo Senhor, e fazendo isto achará esta graça, e com bom entendimento: "Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo" (Provérbios 28:5). Deus o usará nas suas mãos, ao máximo, e aplicará uma interpretação favorável ao que ele diz e faz.
Ele será reconhecido como um dos filhos da Sabedoria, e será elogiado na presença de Deus, como alguém que tem um bom entendimento: "Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus" (Provérbios 2:5) - algo que é atribuído a todos os que obedecem aos seus mandamentos: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem" (Eclesiastes 12:13).
2. Ele deseja alcançar a graça também entre os homens, como Cristo em Lucas 2.52: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens", ser aceito pela multidão dos seus irmãos como Mardoqueu:"Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência" (Ester 10.3) - e conseguirá isto; eles o entenderão corretamente, e nas suas atitudes para com eles, ele parecerá ser prudente, agirá com inteligência e critério.
Ele terá sucesso (assim alguns traduzem), que é o resultado comum do bom entendimento: "Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes" (Deuteronômio 29:9).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
26/08/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
BORTOLATO, Jose Francisco. Deuteronômio – VIII – Deus pede nossa tábua do coração. 19/9/2014. Disponivel em: <fbortolato.com/deuteronomio-viii-deus-pede-nossa-tabua-do-coracao/> Acesso e, 26/8/2021.
A good man wants to please God more than anything. When he follows God, he becomes wise and understands what is right. God helps him and sees the good in what he does.
ResponderExcluir