sábado, 13 de janeiro de 2024

Isaías 43:10

Isaías 43:10 "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."


Deus está falando aqui com o remanescente piedoso em Israel, especialmente os que foram livres das mãos de Senaqueribe. 


"Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, "

Eles são as suas testemunhas, os seus servos escolhidos. Jesus referiu-Se aos Seus discípulos como Deus fez com Israel chamando-os de testemunhas: ”Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:8).


"...e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo,"

Deus tem feito grandes coisas em Israel, de modo que eles podem acreditar, confiar nEle e podem saber que só Ele é Deus: “Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o Senhor “ (Isaías 37:20). 

Os três verbos “saber”, “crer” e “entender” “detalham o progresso da fé, estendendo-se da experiência inicial de Deus, passando pela dependência dEle até uma compreensão de Sua natureza e de Seus caminhos”.


"...e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."

Os pagãos acreditavam que os deuses que eles adoravam tinham sido precedidos por outros deuses. Os pagãos também acreditavam em deuses que tinham surgido ou nascido recentemente. Mas o único Deus verdadeiro declara que antes dEle “deus nenhum se formou” ou foi criado, e nenhum viria depois dEle. Ele é o Deus eterno que sempre foi, é e será: ”Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
5/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201009_05.pdf

HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário