sábado, 13 de janeiro de 2024

Habacuque 1.4

Habacuque 1.4 "Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido. “


Habacuque estava angustiado com o que via em Judá. O avanço da impiedade e a falta de consciência do povo o indignavam. As instituições sagradas da nação estavam falindo.


"Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; 

A Lei fora afrouxada e a justiça, pervertida. Lei e justiça não têm o mesmo sentido aqui. A Lei é a Torá, a lei divina; a justiça, a lei dos tribunais. A primeira estava paralisada, inerte ou fria. A segunda estava distorcida ou “deformada”. Conclui-se, portanto, que ela era ineficaz e corrompida. Em outras palavras, a iniquidade era maquiada nos tribunais de Judá.

Acontecia exatamente o contrário do que era exigida na Lei de Deus: "Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo" (Levítico 19:15)

Jeremias que foi contemporâneo de Habacuque denunciou: "Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados" (Jeremias 5:28).


"...porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido. “

Assim, atos de crueldade e injustiça se multiplicavam na vida privada e pública de Judá. Os piedosos eram minoria e quem deveria defender a justiça e a verdade se entregava à impiedade. Os justos eram oprimidos. 

A resposta de Deus ao profeta expressa um dos grandes princípios bíblicos acerca da oração e do relacionamento com Deus: embora algumas vezes pareça que Deus mantém silêncio e é indiferente, deixando o pior acontecer, na verdade Ele está e sempre esteve agindo.

No entanto, Deus ouve a oração dos seus santos. O juízo estava preparado. Mesmo sem Habacuque perceber.

A resposta de Deus a Habacuque é: “Filho, ao contrário do que parece, Eu já estou intervindo”. Sim, Deus já estava operando. O profeta é que não havia percebido. E o Senhor ainda acrescenta que, quando todo o seu intento se concretizar, a obra será tão tremenda que espantará a todos. “Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando vos for contada” (Habacuque 1.5)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/8/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

DANIEL, Silas.  Habacuque - A vitória da féem meio ao caos.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

LOPES, Hernandes Dias. Habacuque: como transformar o desespero emcântico de vitória. São Paulo: Hagnos, 2007.

COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Habacuque: nosso contemporâneo.JUERP. Rio de Janeiro,1990.

DANIEL, Silas; COELHO, Alexandre. Os doze profetas menores.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário