sábado, 13 de janeiro de 2024

1 Reis 17.9

1 Reis 17.9 “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. “ 


“Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; “

Nessa ocasião, Elias habitava junto ao ribeiro de Quirite, por ordem de Deus: “vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão” (1 Reis 17:3). Ali Elias bebia do ribeiro e era alimentado pela provisão divina através de corvos: “E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite...” (1 Reis 17:6). Aconteceu que por causa da ausência de chuva o ribeiro veio a secar. Por conta disso Deus novamente instrui o caminho para Elias: “Levanta-te, e vai para Sarepta”.

Sarepta é uma antiga cidade fora dos limites de Israel pertencente à Sidônia (Fenícia), na costa mediterrânea do Líbano. O termo Sarepta significa “fornalha de fundição”“cadinho”, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente naquele local à época do relato bíblico.Sarepta viria a ser realmente um “cadinho” para Elias: um lugar planejado por Deus para refinar ainda mais seu profeta.Jezabel provavelmente era a mulher mais conhecida do território de Sidom. Quando essa princesa casou-se com Acabe, rei de Israel, começou uma das piores épocas na história de Israel.O pai de Jezabel, sogro do rei Acabe, era o controlador do território fenício. Quando Elias profetizou a grande seca que havería naterra e castigaria Israel, o Senhor enviou-o justamente à cidade de Sarepta para que ali habitasse.


“...eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. “

Quem era essa viúva ninguém sabe, todavia, essa mulher gentia foi a única escolhida pelo Senhor dentre várias para fazer cumprir seu projeto: “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva” (Lucas 4:25,26)

A providência divina para com o profeta Elias se revelou naquilo que Paulo, o apóstolo, muito tempo depois lembrou — “Deus usa as coisas fracas para envergonhar as fortes! ” (1 Coríntios 1. 27). Apesar de Deus ter dito que ordenou para que uma viúva o sustentasse, Deus na verdade a havia escolhido para esse fim, sem revelar-se a Ela. Quando Elias chegou, ela estava preparando a última comida que tinha em casa, já convencida de que ela e o seu filho morreriam logo depois.

Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta Elias quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma mulher viúva que o sustentasse com alimentos. Era de se imaginar que essa mulher possuísse algum recurso. Como em toda a história de Elias, a provisão de Deus logo fica em evidência. A providência divina já havia se manifestado nos alimentos providenciados pelos corvos (1 Reis 17.4-6); agora se revelaria através de uma viúva pobre.

Elias foi sustentado por no mínimo dois anos por essa mulher, gentia, viúva e pobre, pois: “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias” (1 Reis 17:16)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

GONÇALVES, José. Porção dobrada - Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

SWINDOLL, Charles R. Elias: um homem de heroísmo e humildade; traduzido por Emirson Justino. — São Paulo: Mundo Cristão, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário