sábado, 13 de janeiro de 2024

Josué 24.15

Josué 24.15 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. “ 


O Nome Josué é a forma aportuguesada do nome hebraico Yehoshua, que significa "Deus é a salvação”. Ele sobreviveu à geração que presenciou as maravilhas feitas no Egito e junto no mar Vermelho e liderou o povo no lugar de Moisés. Com exceção de Josué e Calebe, todos pereceram no deserto, enquanto Josué viveu até a idade de cento e dez anos. Leal até o fim ao Senhor e à aliança, antes de sua morte ele convoca uma assembleia solene das tribos na histórica cidade de Siquém. Ali ele revive a história de Israel e os advertiu contra o perigo da apostasia.


“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, “ 

Josué supõe que nomeio deles havia aqueles que, por um motivo ou outro,pareceria mal servir ao Senhor. Existem preconceitose objeções que algumas pessoas levantam contra a religião, as quais têm grande força para aqueles que estãoinclinados para o mundo e a carne. Parece mal, difícil eirracional ser obrigado a negar a si mesmo, mortificar acarne, levar sua cruz etc. Josué os persuade a seguir sua religião racional einteligentemente, porque isso é um serviço racional: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1). Assim, Josué convenientemente coloca a questão à escolha deles Ele apresenta os candidatospara a eleição. O Senhor, Jeová, de um lado, e do outro lado ou os deuses dos seus antepassados, para aqueles que tinham grande respeito pelas coisas antigas, isto é, aquilo que foi recebido pela tradição dos seus pais, ou os deuses dos seus vizinhos, os amorreus, em cuja terra habitavam, o que insinuaria que eles estariam abertos a receber a amizade daqueles que eram complacentes e amigos de uma boa vizinhança.


“...escolhei hoje a quem sirvais;” 

Os israelitas precisavam tomar uma decisão. Era uma escolha pessoal. Nós também devemos escolher.Será Deus o Senhor da nossa vida ou outro substituto qualquer? A quem você é leal? Josué queria saber se osisraelitas seriam leais ao Senhor, por isso deixa claro que não havia lugar para a indecisão: "escolhei hoje"(v.15). Não se pode servir a dois senhores (Mateus 6.24). Como servos de Deus, também precisamos decidir:seguir a Cristo fielmente ou ao mundo:“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4). O profeta Elias desafia igualmente o povo de Israel: “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (1 Reis 18:21). Josué concluiu quenenhuma pessoa, com um mínimo de tino, deixaria de fazer a escolha certa. Deixar de servir e amar ao Senhorresultará depois em julgamento e destruição (v.20; 23.11-13).


“...se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio,” 

Os ancestrais dos patriarcas serviram, isto é, adoraram, a outros deuses.Os deuses de Naor e Terá são mencionados em Gênesis 31.53, onde Labão jurapor tais deuses, garantindo que ele e Jacó não invadirão o domínio um do outro.É possível que as divindades estejam referindo-se a ancestrais e tenham a vercom herança e direitos de propriedade. Sendo esse o caso, é talvez significativo que além do rio seja mencionado duas vezes. Esse é o rio Eufrates e refere-se à pátria dos ancestrais de Abrão.  Quando Deus tirou Abrão dessa terra, também o tirou dos laços com divindades ancestrais. Labão, tendo permanecido além do rio em Harã, continuou com esses laços. A obra de Deus com Israel começou ao capacitar Abrão a adorar somente a Deus.


“...ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; “ 

Os deuses dos amorreus representam aqueles das nações ao redor de Israel: “E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz” (Juízes 6:10) Após a morte de Josué, o povo escolheu adorar essas divindades: “Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira” (Juízes 2:11,12), a despeito das advertências de Josué e da confissão de Israel em Josué 24. Josué e sua casa representam a minoria que permaneceria fiel.

“..., porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. “

Para o cristão, a declaração de Josué é um modelo de como alguém pode dar testemunho da sua fé mesmo quando isso significa posicionar-se contra a maioria. No Novo Testamento, Estêvão (At 7) e Paulo (At 9.20-25) são cristãos que confessaram sua fé a despeito de ela ser impopular. O fato da declaração de Josué somente não é capaz de salvar sua casa. Todavia aos pais, a sua missão é dar exemplo e semear a palavra de Deus com esperança em sua família:“Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante” (1 Coríntios 9:10).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
20/05/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200305_06.pdf

HESS, Richard. Josué – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova.

ODYLIO, Reynaldo; MARTINS, Samuel. Tempo de conquistas – Fé e obediência no livro de Josué.Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário