sábado, 13 de janeiro de 2024

2 Reis 22.8

2 Reis 22.8 “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. ”.


“Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: ” 

Josias mandou que arrecadassem dinheiro do povo para a reparação do Templo, que, desde a época de Ezequias, não havia passado por reformas substanciais. Por isso o rei mandou ao escrivão Safã ao sacerdote Hilquias para que tomasse o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor. Sobre Hilquias e Safã:
1. Hilquias significa “Javé é a minha porção”, refere-se ao sumo sacerdote em Jerusalém, filho de Salum e descendente de Zadoque que exerceu ministério nos dias do rei Josias. Foi também um ancestral de Esdras (I Crônicas 6.13; 9.11; Esdras 7.1). Foi em parte sob a sua liderança que o grande avivamento teve lugar durante o reinado de Josias.
2. Safã -filho de Azalias, filho de Mesulão. Era um oficial proeminente na corte do rei Josias, cujos filhos e netos também estavam envolvidos nos eventos dos últimos dias de Judá. Safã, o “escriba” de Josias, com toda probabilidade, desempenhou simultaneamente a função de secretário particular do rei, e secretário de estado, pois ele parece ter estado envolvido oficialmente em muitas destas atividades. Muitos descendentes de Safã são citados nas escrituras: Seu filho Aicâo, juntamente Safã e com outros, foram consultar a profetisa Hulda a respeito de seu procedimento. Este mesmo Aicão, protegeu o profeta Jeremias da morte: “Porém a mão de Aicão, filho de Safã, foi com Jeremias, para que o não entregassem na mão do povo, para ser morto.” (Jeremias 26.24). Foi nas câmaras de um outro filho de Safã, Gemarias, que Baruque leu o rolo de Jeremias ao povo e Miquéias, filho de Gemarias, relatou a profecia a seu pai (Jeremias 36.10-12). Pelas mãos de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias filho do sumo sacerdote Hilquias, (Jeremias 29.3) Jeremias enviou sua carta aos cativos na Babilónia. A linhagem desta família ilustre termina com Gedalias, filho de Aicão e neto de Safã, que foi indicado para governador de Judá depois da queda de Jerusalém, e a quem foi confiado o cuidado para com o profeta Jeremias (2 Reis 25,22; 41.2)


“Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. ” 

Durante a reparação do Templo, Hilquias descobriu "o livro da Lei na casa do Senhor". Alguns pensam que esse livro fosse o autógrafo, ou o manuscrito original, dos cinco livros de Moisés, escritos por sua própria mão. Outros pensam que fosse uma cópia antiga e autêntica. É mais provável que fosse aquele que, por ordem de Moisés, foi colocado no Santo dos Santos (Deuteronômio 31.24ss.): 1. Parece que esse livro da Lei estava perdido. Talvez ele tivesse se perdido por descuido e negligência, jogado em um canto (como alguns jogam suas Bíblias) por aqueles que não conheciam o seu valor, e esquecido ali. Ou ele foi maliciosamente escondido por algum dos reis idólatras, ou seus agentes, os quais foram impedidos pela providência de Deus ou por suas próprias consciências, de queimá-lo e destruí-lo, mas o encobriram, na esperança de que nunca visse novamente a luz. Ou, como pensam alguns, foi cuidadosamente guardado por alguns de seus amigos, para que não caísse nas mãos dos seus inimigos. Quem quer que fosse o instrumento da sua preservação, nós devemos reconhecer que a mão de Deus estava com ele. Se essa era a única cópia autêntica do Pentateuco que então existia, que (como eu posso dizer) escapou por pouco de perecer, eu admiro os corações de todas as boas pessoas que não tremeram por aquele tesouro sagrado como o tremor de Eli pela arca, e tenho certeza de que agora temos razão para agradecer a Deus, de joelhos, por aquela feliz providência pela qual Hilquias encontrou esse livro nesse tempo, encontrou-o quando não o buscava (Is 65.1). Se as Sagradas Escrituras não fossem de Deus, elas não existiriam hoje. O cuidado que Deus tem pela Bíblia é uma clara indicação de seu interesse nela.

 

 “...E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. ” 

Quando o escrivão Safã recebeu o livro das mãos de Hilquias, ele imediatamente tomou um tempo para lê-lo. Depois de tomar conhecimento do seu conteúdo, Safã levou o livro ao rei, que o leu tão avidamente e causou-lhe tanto impacto que, diante da percepção concreta de que haviam falhado grandemente em cumprir o seu conteúdo, ele rasgou as vestes, o que, na antiguidade, era um sinal de profunda consternação e tristeza (2 Reis 22.3-13; II Crônicas 34.8-21. Isso mostra um profundo arrependimento e contrição por parte desse rei piedoso, mas também coragem de lutar contra aquilo que o seu pai e, principalmente, o avô haviam instituído. O rei sabia que não seria um trabalho fácil, pois toda a sociedade e todas as camadas dela estavam tomadas pela idolatria e, além disso, não estavam há tempos fazendo o culto a Deus corretamente. Ele pediu a Hilquias e a outros: “Consultai ao Senhor por mim”. Hilquias dirigiu-se a Hulda, a profetisa, e por meio dela recebeu do Senhor o pronunciamento do julgamento sobre Judá, mas conforto e bênçãos pessoais a Josias. Hilquias desempenhou um papel de liderança na reforma que se seguiu, marcada por uma momentânea observação da Páscoa (II Reis 22-23; II Crônicas 34-35).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/10/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel.Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

WISEMAN, Donald J. I e II Reis Introdução e Comentário- Serie Cultura Biblica. Vida Nova, 2006.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 

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