sábado, 13 de janeiro de 2024

Provérbios 31.30

Provérbios 31.30 “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. ” 


O Livro dos Provérbios não podia terminar com maior felicidade, senão com este acróstico sobre a mulher virtuosa. Elogio admirável. Parece que aprouve ao divino Espírito Santo agraciar a humanidade com esta conclusão aos Provérbios. O texto bíblico destaca que a mulher virtuosa também é uma notável administradora. Como comerciante, ela adquire tecidos, confecciona roupas, lençóis e colchas de boa qualidade (Provérbios 31.15,22), negocia bens importados e de elevado padrão para a sua casa (Provérbios 31.14), compra propriedades e gerencia negócios lucrativos (Provérbios 31.16) e administra a produção e as vendas do seu comércio (Provérbios 31.18,24). De fato, biblicamente, essa mulher é aguerrida e próspera, mas também é generosa e sensível na ajuda aos pobres e necessitados (Provérbios 31.20). Ela é cheia de energia e de bom caráter e é autoconfiante em relação ao futuro (Provérbios 31.25). Essa mulher, esposa, mãe e empreendedora é louvada pela sua família (Provérbios 31.28,29). O exemplo e as virtudes dessa mulher serão publicamente reconhecidos (Provérbios 31.31). Todavia, nem tudo era fruto da sua diligência, e o seu valor imensurável não reside na aparência física, mas num coração temente a Deus, o Senhor (Provérbios 31.30).


“Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, “ 

O sábio Salomão escreve em Eclesiastes para nos lembrar do nosso Criador na mocidade “antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas...” (Eclesiastes 12:2). Todos os astros citados no versículo falam de brilho, glória ou beleza. A mensagem implícita é que tanto beleza como a força são passageiras. O contexto se refere a degradação da força e da beleza citando: “tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores” (Eclesiastes 12:3); “florescer a amendoeira” (Eclesiastes 12:5). Tudo indicando a degradação física que virá com o tempo. Sabendo disso devemos sim cuidar do nosso corpo e da nossa aparência, todavia em contraste com a beleza passageira, Pedro escreve o que das mulheres é precioso diante de Deus: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1 Pedro 3:3,4). Salomão escreve que a beleza da mulher sem o comportamento moderado é “Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição. (Provérbios 11:22)

“..., mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. ” 

O marido da mulher virtuosa a louva porque confia nela “O coração do seu marido está nela confiado” (Provérbios 31:11). O vocábulo hebraico batach, traduzido como confiar mantém o significado de sentir-se seguro, estar despreocupado. Ela é o apoio e a segurança do seu marido. Não somente quando chega à sua casa, ainda recém-casada, na glória e beleza de sua mocidade, não somente quando sua beleza feminina prova a admiração dele, mas, muito depois e até ao fim da vida ela lhe faz bem. Por isso seu marido a louva em Provérbios 28.29 dizendo: “...Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”. 

Os filhos também a louvam “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada” (Provérbios 31:28). Eles lhe dedicam palavras boas; eles mesmos são um elogio para ela, e estão prontos a lhe fazer grandes elogios; oram por ela, e bendizem a Deus por terem uma tão boa mãe. É uma dívida que têm para com ela, uma parte daquela honra que o quinto mandamento exige que se tenha com pai e mãe; e é uma honra dupla aquela que se deve a um bom pai e a uma boa mãe. 

Seus vizinhos ou conhecidos também o louvarão. Como Rute, a quem toda a cidade do seu povo sabia ser uma mulher virtuosa: “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois, toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (Rute 3:11). Uma mulher que teme ao Senhor terá o louvor de Deus: “Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus” (Romanos 2:29). A virtude terá o seu louvor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.

GONÇALVES, José. Sábios conselhos para um viver vitorioso. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário