sábado, 13 de janeiro de 2024

Habacuque 1.3

Habacuque 1.3 "Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio."


"Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação?"

A palavra vexação significa vexame - Sujeição imposta pela força ou autoridade; tribulação, maus-tratos, perseguição, opressão.

Habacuque sente que Deus está inativo quando se trata de retardar a resposta de sua oração, mas está ativo em lhe mostrar a iniquidade e a opressão do Seu povo. Não há resposta de Deus para os seus ouvidos, mas há grandes tragédias humanas diante dos seus olhos.

Habacuque viu sua nação cavando a própria sepultura. Ele viu seu povo atolado num pântano de corrupção, violência e impunidade. Ele faz um diagnóstico da sociedade, e o resultado que vê é sombrio. Não se tratava de uma doença qualquer, mas de uma enfermidade mortal.


"Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio."

O que estava perturbando o profeta não era tanto a presença do mal, mas a procedência dele. A violência, a iniquidade, a opressão, a destruição, a contenda e o litígio procediam do próprio povo de Deus. Usualmente, os inimigos externos eram a fonte das tragédias do povo de Deus, mas neste caso a fonte dos problemas era interna, ou seja, a corrupção moral e espiritual do povo de Deus.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/8/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

DANIEL, Silas.  Habacuque - A vitória da féem meio ao caos.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

LOPES, Hernandes Dias. Habacuque: como transformar o desespero emcântico de vitória. São Paulo: Hagnos, 2007.

COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Habacuque: nosso contemporâneo.JUERP. Rio de Janeiro,1990.

DANIEL, Silas; COELHO, Alexandre. Os doze profetas menores.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário