sábado, 13 de janeiro de 2024

Isaías 42:6

Isaías 42:6 "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios." 

O capítulo 42 contém o primeiro dos conhecidos “Cânticos de Servo” no livro do profeta Isaías. Mais de um servo é indicado nesses cânticos, mas é claro que um Servo está acima de todos os demais servos. Esse é o Senhor Jesus Cristo profetizado em sua obra.

 

“ Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. “

Eu, o Senhor” (v. 6) é uma expressão que ocorre doze vezes nesta seção e como se Deus assinasse suas palavras. Sendo Ele o Senhor, seria insensato opor-se a Ele ou ignorá-lo.

Semelhante a Ciro (41.2), o Servo tem sido chamado por Deus o Pai “em justiça”: ou seja, (como o hebraico indica) para trazer justiça com êxito (como uma manifestação da sua graça). Deus o tomará pela mão, protegendo-o e guardando-o.

Deus declara: “...te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios”. O servo deveria ser um “mediador da aliança” para o povo. O conceito de “aliança” é salientado em toda a Bíblia. A palavra ocorre 295 vezes. Aqui, o termo se refere ao relacionamento incansável de Deus com o Seu povo.

Dizer que o servo é um mediador da aliança é dizer que todas as bênçãos da aliança estão incorporadas nele, têm sua raiz e origem nele e são dispensadas por ele. As bênçãos da aliança foram efetuadas pelo sangue da aliança eterna oferecido por Jesus através de Sua ressurreição dos mortos: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas “ (Hebreus 13:20).

O Servo seria “uma luz para os gentios”, uma declaração enfatizada novamente em 49:6. Luz na Bíblia tem o sentido de alegria, bênção e vida, bem como de presença e favor de Deus. Mas tem também o sentido de revelar o grande amor de Deus àqueles que não poderiam ter acesso ou compreender esse amor. Por isso, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12; 9.5).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201009_04.pdf

POMMERENING, Clayton, Ivan. Isaías – Esi-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário