Isaías 6.3 “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. ”
“E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; ”
Os seres que clamavam era chamados Serafins. O nome serafim, significa “os ardentes”, pode indicar a pureza de tal ser. Eles refletiam o brilho deslumbrante da glória de Deus em tão elevado grau que pareciam estar em chamas. Eles não são chamados anjos, e Isaías viu as faces, mãos e pés deles. Mas eles também tinham asas: duas que cobriam continuamente a face para indicar a indignidade deles em olhar para Deus ou inquirir nos seus segredos divinos, duas cobrindo os pés e a parte mais inferior do corpo para indicar humildade e reverência, e duas prontas para o vôo imediato e ininterrupto para fazer a vontade de Deus. Nós não somos informados de quantos serafins havia, mas deveria ter sido vários. Eles se mantinham clamando uns para os outros: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos”. A repetição tripla de “Santo” dá ênfase suprema à santidade como a central e mais essencial característica do SENHOR. “Santo” tem o significado básico de ser separado. Ele é separado do pecado e do mal. Ele é transcendente sobre o seu universo e separado deste. (Isto não deixa nenhum espaço para o conceito de panteísmo.) Mas Ele também tem se separado de um modo positivo — para levar a cabo o seu plano divino e propósito de redenção e restauração, que no final das contas conduzirá a um novo céu e uma nova terra. Também é possível que o triplo “Santo” reflita a Trindade. Os serafins seguramente teriam sabido e teriam entendido que há uma Trindade. João 12.41 fala a respeito de Isaías vendo a glória de Jesus. Certamente a Trindade estava presente na visão de Isaías, embora o conceito jamais fosse completamente revelado no Velho Testamento.
“...toda a terra está cheia da sua glória. ”
Os serafins proclamam que
agora a sua glória, incluindo a manifestação do seu poder e a sua natureza
santa, enche toda a terra. Isaías é um livro escatológico, pois aponta para
várias características somente possíveis no Reino messiânico, onde o
descendente de Davi se assentará perpetuamente no trono. A glória do Senhor
invadirá toda terra (Isaías 62.2), toda a terra desejará ver essa glória
(Isaías 66.18-19), e a glória do Senhor será manifestada em todo o seu povo
(Isaías 61.3). Essa glória futura será um evento escatológico ainda por acontecer,
mas também já é presente através do Reino de Deus que já está entre nós pela
obra redentora de Cristo, tendo como um dos seus sinais a Igreja de Cristo e
todas as iniciativas que manifestam a glória de Deus através da luta pela
justiça, equidade e paz. Se investirmos tempo em nossa comunhão com Deus e
nosso relacionamento com nosso próximo, servindo-o em amor, teremos a
oportunidade de viver um pouco, enquanto ainda estivermos na terra, do que será
a glória futura.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
07/12/2022
Fontes:
SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD 2022.
HORTON, Stanley. Isaías o Profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD 2003.
POMMERENING, Claiton Ivan. Isaias, eis-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD 2016.
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