sábado, 13 de janeiro de 2024

Rute 1.16

Rute 1.16 “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” 


“Disse, porém, Rute:”

O significado do nome de Rute a moabita não é muito claro. O que está claro é a sua nacionalidade. Ambos os filhos de Elimeleque casaram-se com adoradoras de Camos e, embora tal casamento não fosse aparentemente proibido porque eles não eram considerados cananeus, os moabitas não eram admitidos na congregação para o culto: “Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente” (Deuteronômio 23:3).

Moabe era filho de Ló com sua filha mais velha: E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. (Gênesis 19:37). Rute era casada com Malom e posteriormente na história casou-se com Boaz com quem teve um filho....E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:17).

Rute, foi incluída na linhagem ancestral do rei Davi e na genealogia do próprio Messias. Rute deixa seu povo, seus deuses, sua terra, sua parentela e se une a uma sogra israelita, convertendo-se ao Deus de Israel.

 

“Não me instes para que te deixe e me afaste de ti;”

Enquanto Órfã deu prova do seu amor na obediência ao desejo de Noemi de que partisse para se casar novamente, Rute demonstrou o seu amor tornando-se sua filha. Lemos que Rute se apegou a Noemi (v. 14). Este verbo é a palavra que expressa um "apego" fiel e sincero em um relacionamento pessoal, como o do homem com a esposa no jardim do Éden.

O amor é paciente. Ele não retrocede diante das dificuldades. Ele é firme no seu propósito. Ele não se curva diante dos arrazoados da lógica. Nenhum argumento usado por Noemi demoveria Rute de segui-la. O amor vai às últimas conseqüências para estar ao lado da pessoa amada.

 

 “... porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; ”

O amor de Rute não faz exigências. Ele tem disposição para enfrentar novos desafios. Ele se sacrifica a favor da pessoa amada. Rute está pronta a deixar sua terra, sua parentela, sua religião, para caminhar na companhia de sua sogra, sem garantias do amanhã.

A firme determinação de Rute é que nada, nem mesmo a morte, vá separá-la de Noemi.

Rute quer compartilhar do futuro de Noemi: sua viagem, seu lar, sua fé. É a promessa de uma fidelidade sincera na vida e para toda a vida. Ou, por que não dizer, além da vida: os membros de uma família partilhavam do mesmo chão ao serem sepultados, pelo menos na Palestina primitiva. Macpela: “Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia” (Gênesis 49:31).

 

“... o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ”

A fé de Noemi com certeza era tão eficaz, mesmo na adversidade, apontando para o governo soberano de Javé, que Rute, através do testemunho de Noemi, foi agora capaz de exercer a sua própria fé no Deus dela e de se considerar agora como parte do povo da aliança de Javé.

Não teria sido precisamente a fé de Noemi, em meio às incertezas, que mostrou a Rute o Senhor? Com que freqüência o Senhor usa as experiências do seu povo, especialmente em períodos de aflição e dificuldades, para atrair outros a si!

Quando Moisés foi ao encontro de Jetro, seu sogro, ele contou "tudo o que o Senhor havia feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, todo o trabalho que passaram no Egito, e como o Senhor os livrara." Jetro se regozijou pelo livramento cheio de graça de Deus: "Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses."

O Senhor está atraindo Rute à fé, certamente usando como testemunho persuasivo a experiência da graça de Noemi através da aflição.

Um Deus que se revela no vale das sombras é digno de nossa confiança também nos dias de maior conforto. Noemi ou Mara? (1:19-22). Rute está disposta a fazer rompimentos com o passado e novas alianças com o futuro. Ela está disposta a deixar sua terra e seus deuses para abraçar o povo de Deus e o Deus desse povo. Rute não apenas ama a sua sogra, mas se converte ao Deus de sua sogra e adota o povo de sua sogra como o seu povo.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

ATKINSON, David. A Mensagem de RUTE. Abu, 1991.

LOPES, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário