sábado, 13 de janeiro de 2024

Salmo 103.3

Salmo 103.3 “E ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades”.

No salmo 103 o salmista canta as misericórdias pessoais que ele mesmo recebeu, depois exalta os atributos do Senhor e conclui convocando todas as criaturas do universo a unir-se a ele bendizendo ao Senhor para sempre. No versículo 3 supracitado o salmista inicia a lista das bençãos que recebeu do Senhor.


"Ele perdoa todas as tuas iniquidades" 

A Bíblia nos revela: (Isaías, 59:1) Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Ou seja, o pecado nos separa da comunhão com Deus. Não havendo meios para o próprio homem justificar-se, Deus em seu infinito amor propiciou para nós essa justificação, condenando o pecado através do substituto Jesus de Nazaré, o cordeiro de Deus e o cumprimento dos ritos para expiação do pecado exercidos no santuário, o sangue de Cristo cobre os nossos pecados. O profeta Isaías escreveu que  Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. (Isaías 53:4-5). Todo mundo pode participar desse perdão que Deus concedeu não apenas ao salmista pois a graça de Deus se há manifestado e traz salvação a todos os homens conforme escreveu Paulo a Tito. (Tito 2 :11)


"E sara todas as tuas enfermidades" 

a Bíblia diz:  Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. (Oseias, 6:1),  E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? (Êxodo, 4:11). Definimos então Deus como o autor da doença e da cura, entendemos portanto que não havendo pecado que ele não perdoe é certo também que não há enfermidade que ele não cure. Muitas promessas que Deus prometeu ao seu povo Israel no antigo testamento a cura das enfermidades sempre estava associada ao perdão das iniquidades.  E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara. (Êxodo, 15:27). A cura inclusive está presente no ministério messiânico de Cristo: "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." (Atos, 10:38). Quando cumpriu o seu ministério terreno Jesus concedeu poder para curar enfermidades para os apóstolos, os quais nos testemunharam de muitas curas feitas em nome do Senhor Jesus. Após ressurreição e glorificação do Senhor, Deus derramou sobre a sua igreja, no dia de Pentecostes o poder do alto e manifestou a partir dali os demais dons espirituais incluído entre eles os dons de curar. Esses dons de curar se encontra no plural dando-nos a entender que as doenças curadas serão curadas de acordo com a vontade do senhor, ou seja não cabe ao portador do Dom decidir quem vai curar, mas que tudo será feito para a glória de Deus segundo a sua vontade e no seu tempo. A palavra de Deus chega a nos dizer Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João, 14:12) Essa promessa é reafirmada na grande comissão, pois Cristo convoca: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. (Marcos, 16:15-18). Tiago irmão do Senhor escreveu sobre os doentes:  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago, 5:14-15)

Encerrando quero acrescentar quê a principal doença que Cristo quer curar é o pecado, causador das demais. Quando em Cafarnaum quatro homens levaram um paralítico na casa em que Jesus pregava Jesus vendo-lhes a fé virou para o paralítico e disse filho perdoados estão os teus pecados. Nada mais seria necessário, porém, para que todos soubessem que o Filho do Homem tinha poder de perdoar pecados disse ao paralítico: levanta-te toma tua cama e anda e ele andou. Não adianta termos saúde, beleza, força se dentro de nós permanece aquilo que causa doença, o pecado. Porém Cristo sara todas as nossas enfermidades.


Deivy Ferreira Paniago Júnior
6/3/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

SPURGEON, Charles. Os tesouros de Davi. vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017 Rio de Janeiro: CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário