domingo, 21 de janeiro de 2024

Marcos 10.6

Marcos 10.6 “ Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. “


Jesus era um profeta, não um político. Ele não foi evasivo nem diplomático. Em Sua resposta, Ele condenou os líderes judeus pela atitude apática e abusiva para com suas esposas. Ele Se recusou a Se envolver nas controvérsias legalistas e demasiadamente minuciosas dos rabinos judeus e nas suas interpretações da expressão citada na Lei de Moisés. Em vez disso, Jesus retrocedeu à ordem original das coisas conforme estabelecidas em Gênesis.


“ Porém, desde o princípio da criação, “ “Retrocedendo ao princípio Jesus refere-se a obra que Deus havia realizado no sexto dia em Gênesis 1:27, que diz: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Após ter estabelecido a humanidade em macho e fêmea para a procriação da espécie “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra...” (Gênesis 1:28) “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom“ (Gênesis 1:31).

Sendo a criação perfeita e boa ela veio a se corromper com o mal moral no livre-arbítrio humano. Afinal segundo Agostinho se tudo provém de Deus, que é o Bem e fonte de todas as coisas, de onde provém o mal? A solução deste problema por ele achado foi a sua libertação e a sua grande descoberta filosófico-teológica. Antes de tudo, Agostinho nega a realidade metafísica do mal. O mal não é ser, mas privação de ser, como a obscuridade é ausência de luz. “Podemos começar a descrever o “mal” a partir do que ele não é: o “mal” não é uma realidade. Ele é privação. Ele é ausência de bem. Ele não é uma realidade existente. Só o bem é real”.


 “ Deus os fez macho e fêmea. “

O homem com suas escolhas corrompidas pelo pecado original fez escolhas que não convinha a ele: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (Romanos 1:25-27).

Por isso Deus nos deu a Lei, para que enxergássemos o mal que está dentro de nós. Especificamente falando acerca das leis sexuais está escrito: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é” (Levítico 18:22,23).

Toda perversidade sexual contraria o estabelecido por Deus que é bom “macho e fêmea”. Todavia Deus nos liberta de todas as amarras do pecado: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Coríntios 6:10-12). Lembrem-se o padrão de Deus é sempre o melhor pra todos nós.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/07/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200507_06.pdf

AGOSTINHO, Santo. O Livre Arbítrio. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário