Marcos 16.16 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ”
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. “
Sobre o batismo: para os cristãos ortodoxos ele é uma ordenança divina, ou seja, uma ordem direta do Salvador. Sendo ela uma ordem se espera que todos os que aceitarem a fé sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19), a fim de que sejam salvos da condenação do mundo. Pedro diz em seu sermão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Sempre é lembrado o fato do Ladrão da cruz, não ter sido batizado e ter recebido a promessa do paraíso, assim também como muitas crianças que não chegam a idade considerada adequada para o batismo. Referente as crianças, Jesus disse “com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus (Mateus 18:3) ”, disse também: “Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus (Marcos 10:14) ”. Possuindo as crianças o Reino dos céus, não pode o batismo ser requisito para a sua salvação. Chegando o despertar da consciência do próprio pecados essa criança necessita de batismo. Referente ao Ladrão a palavra de Deus chegou a Ele no leito da sua morte tornando impossível o batismo. Aqueles que após a fé protelam o Batismo devem se lembrar que Deus é apto para discernir as intenções do coração e sabe porque não se batizam. Sobre o duplo efeito da Pregação: O escritor aos Hebreus escreve: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração “ (Hebreus 4:12). A palavra de Deus é apta para salvar, mas será testemunho para condenar. A condenação segundo João é esta: “Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (João 3:19) ”. Porque todo aquele que ama o mal rejeita a luz para que suas obras não sejam reprovas.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/2/2023
Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GONZALES, Justo. História ilustrada do cristianismo - A era dos mártires até A era dos sonhos frustrados. São Paulo: Vida Nova, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário