quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

2 Coríntios 5.14

2 Coríntios 5.14 "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram." 


"Porque o amor de Cristo nos constrange, “ 

Além do temor de Deus, o amor de Cristo por todos motivava Paulo. O contexto deixa claro que é o amor de Cristo por Paulo, não o amor de Paulo por Cristo, que o constrange. O verbo usado aqui como “constrange ” descreve o impacto irresistível do amor de Cristo sobre o apóstolo, não lhe deixando nenhuma opção senão servi-lo“ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21). O amor que foi demonstrado pela morte de Cristo na cruz do Calvário e nos foi dado pelo Espírito Santo (Romanos 5.5) deve ser o motivo constrangedor do cristão. Se realmente cremos em João 3.16, não temos escolha senão amar todos e buscar a salvação de todos“ Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. ” (1 João 3:16).


“...julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. "

Paulo julga a magnitude do amor universal de Cristo pela hu­manidade, visto em sua morte abnegada por todos, conclui que deve servir; o mínimo que podemos fazer é testemunhar a favor do Senhor. A obra consumada pelo Senhor Jesus Cristo que nos trouxe salvação encheu Paulo com amor e gratidão transbordantes. Esta salvação está disponível a todos, porque Jesus morreu por todos. Quando morreu na cruz, Ele tomou o lugar de todos, não só como nosso Representante, mas como “ a Cabeça incorporada do gênero humano”, de forma que “em princípio” todos morreram. Todos os que creem em Jesus participam dos benefícios de sua morte à medida que morrem para a velha vida, nascem de novo pelo Espírito, recebem vida do alto e são unidos a Cristo (o batismo nas águas simboliza e declara isto; Romanos 6.3,4). Todos os crentes têm um “novo começo [...] e assim compartilham da vida que Ele agora possui (v. 17) ”. Não devemos esquecer que experimentamos sua vida em nós contanto que deixemos de viver a velha vida egocêntrica “e passemos a viver para Ele, que por amor deles morreu e ressuscitou”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
03/12/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário