1 Coríntios 12.12 “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”
“Porque, assim como o corpo é um e tem
muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo”
A unidade dos crentes era uma preocupação de Paulo desde a abertura dessa carta aos coríntios: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10)
Ele está ensinando enquanto responde as perguntas. Todavia os irmãos da igreja de Corinto não haviam perguntado sobre unidade; mas sobre dons espirituais, como deveriam exercê-los e qual a importância deles.
Os dons foram dados pelo Espírito Santo para a edificação da igreja, mas o orgulho humano estava transformando essas dádivas espirituais numa comprovação da posição pessoal. A competição pelos dons mais proeminentes, exercidos publicamente, acabou por contribuir para as divisões naquela congregação.
Então Paulo exorta que todos os membros da igreja, assim como todos os membros do corpo físico, devem trabalhar juntos. Quando um membro do corpo de Cristo é abençoado com uma capacidade especial, essa deve ser uma oportunidade de alegria para todo o corpo. Pois, pertencemos uns aos outros, ministramos uns aos outros e precisamos uns dos outros.
“... assim é Cristo também.”
O desejo do apóstolo é o mesmo de Jesus quanto a sua igreja. Quando Cristo orou por seus discípulos, ele também orou por nós: “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim” (João 17:20). E o seu pedido a Deus revela esse desejo: Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21)
Cristo é um com Pai e com o
Espírito Santo. Esse conceito é chamado Trindade e não surgiu mediante a especulação
dos sábios deste mundo, mas através da revelação progressiva da Palavra de
Deus. Em todos os escritos dos apóstolos, a Trindade é implícita e tomada como
certa (Efésios 1.1-14; 1 Pedro 1.2). Fica claro que o Pai, o Filho e o Espírito
Santo, existem eternamente como três Pessoas distintas, mas as Escrituras
também revelam a unidade dos três membros da Deidade.
Segundo os pais
capadócios, as pessoas da Trindade têm vontades separadas, porém nunca
conflitantes (Lucas 22.42; 1 Coríntios 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando
o pronome da segunda pessoa do singular: "Tu és meu Filho amado; em ti
me tenho comprazido" (Lucas 3.22). Jesus se oferece ao Pai pelo
Espírito (Hebreus 9.14). Declara que veio "não para fazer a minha
vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6.38).
O nascimento virginal
de Jesus Cristo revela o interrelacionamento entre os três membros da Trindade.
O relato de Lucas diz: "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre
ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo
que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus"
(Lucas 1.35).
Da mesma maneira que Cristo é
um com o Pai e o Espírito Santo. Devemos como seu corpo sermos unidos tanto no
pensamento quanto no coração: “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o
mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Filipenses 2:2)
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/12/2023
FONTES:
GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201704_02.pdf
https://ministeriocristocentricohesed.blogspot.com/2020/06/trindade-uma-analise.html
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