quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

2 Coríntios 1:9

2 Coríntios 1:9 “Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos,  ” 


Paulo começou 2 Coríntios falando sobre como a tribulação passou a fazer parte da vida dos que aceitaram o amor de Deus na Pessoa do Seu Filho Jesus, porém deixa claro que Deus não deixa nenhum de nós sozinhos: “Não vos deixarei órfãos” (João 14:18).

Ele permaneceu ao lado deles quando se depararam com oposição. Tendo Cristo ao seu lado em tempos de tribulação, Paulo experimentou a consolação que só Deus pode dar. Em 1:3, Paulo escreveu sobre o Deus de Israel, que é o “Pai de misericórdias” e “Deus de toda consolação”; mas não cita nenhum exemplo dessas misericórdias em até o versículo 7.

Simplesmente disse a seus leitores: “Deus nos consolou em nossa tribulação” e “o conforto foi abundante em Cristo”. Depois de lançar o alicerce, guiado pelo Espírito, Paulo decidiu que estava na hora de se explicar mais detalhadamente.

Agora, ele estava pronto para narrar abertamente as provações que sofrera na Ásia. E ele queria que sentissem o que ele sentiu quando se viu confrontado pela fúria da multidão a clamar em uníssono: “Grande é a Diana dos efésios” (Atos 19:28).


“Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, "

Esse evento é narrado por Lucas. Que em Atos 19.1 a 20.1 fala do seu ministério apóstolo na cidade de Éfeso na sua terceira viagem missionária: “Depois de três meses, alguns membros da sinagoga obstinadamente recusaram-se a crer e publicamente falaram mal do Caminho” (Atos 19-9). Estes incrédulos provavelmente devem ter persistido em manter Paulo sob aflição.

Ele havia escrito 1 Coríntios de Éfeso. A respeito de seu trabalho apostólico na Ásia e em outros lugares, ele escreveu: “E por que também nós nos expomos a perigos a toda hora? ”, e acrescentou: “Dia após dia, morro! ” (1 Coríntios 15:30, 31). O apóstolo disse que “em Éfeso”, o centro administrativo romano da província da Ásia, ele lutou “com feras” (15:32). Ainda que estivesse usando uma metáfora, os perigos que Paulo enfrentou nessa cidade devem ter sido fora da anormalidade.

Depois de dois anos de debates diários na escola de certo Tirano e de muitos milagres extraordinários, os artesãos (Fabricantes de ídolos), liderados por um ourives de prata chamado Demétrio incitaram um motim, porque a venda das imagens de prata da deusa Ártemis (Diana em grego) estava caindo. Entretanto, a vida de Paulo não foi ameaçada nesta ocasião.

Alguns creem que houve outras ameaças e tribulações que o livro de Atos não nos conta. Talvez Paulo tenha sido até encarcerado mais uma vez. Pode ser que o apóstolo tenha até presenciado amigos serem espancados ou mortos. As experiências de Paulo na Ásia, sobretudo em Éfeso, parecem ter sido as mais traumáticas (Atos 19:23–41). Paulo não dá detalhes, mas está claro que ele estava em verdadeiro perigo, perigo tal que realmente se sentia como um prisioneiro sob a “sentença de morte”.

O que Paulo queria que os coríntios soubessem era que Deus permite que coisas aconteçam para levar-nos ao nosso extremo, até onde podemos suportá-las a fim de nos ensinar a confiar nEle que ressuscita os mortos não nos abandonará: “..., mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13)


"... para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; “

Mesmo sendo um apóstolo escolhido, sempre que a ocasião exigiu, Paulo teve de aprender a confiar em Deus. Assim como foi necessário a muitos outros cristãos, Paulo e seus companheiros aprenderam esta lição: que não confiemos em nós mesmos, e sim no Deus que ressuscita os mortos. Lembrar que Deus ressuscita até mortos, é afirmar sua onipotência em qualquer situação. Abraão quando foi sacrificar Isaque fez isso: “considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar” (Hebreus 11:18)


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/8/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202106_02.pdf

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da Igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário