quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Gálatas 6.1

Gálatas 6.1 “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”


“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, “

A frase enquanto temos tempo, não diz respeito a compromissos diários ou agendas abarrotadas. Diz respeito ao tempo da nossa vida, ou seja, durante toda a nossa vida, que é do Senhor:” porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14:8), devemos fazer o bem a todos. Fazer o bem a todos é uma admoestação múltipla que proíbe a segregação ou o favoritismo com base em raça, gênero ou posição econômica. Devemos perseverar em fazer o bem, porque Deus nos recompensará: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:9). Paulo escreve sentença semelhante aos macedônios: “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13). Afinal, nosso Deus é galardoador dos que o buscam: “E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mateus 10:42). Aquele que faz o bem pode esperar em paz a benção do Senhor: “Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração” (Salmos 125:4). Davi tem tanta convicção disso que escreveu: “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bem do Senhor na terra dos viventes” (Salmos 27:13). Sendo, portanto, portadores do bem do Senhor devemos exercê-lo a todos nunca nos esquecendo que quem deixa de fazer o bem peca: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 5.17)


“..., mas principalmente aos domésticos da fé.”

Ao ajudar os outros, os cristãos devem se certificar de que os membros da igreja do Senhor já foram atendidos primeiro. A bíblia diz: “Comunicai com os santos nas suas necessidades...” (Romanos 12:13). Isso não quer dizer que não devemos atender os de fora, apenas que devemos priorizar os nossos próximos, principalmente se forem parentes: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8).

Paulo sempre demonstrou preocupação com os domésticos da fé, quando percebeu que havia muitos carentes na igreja de Jerusalém por haver se cumprido a profecia da carestia profetizada por Àgabo (Atos 11.28), Paulo mobilizou as igrejas gentílicas para comunicar com os santos de Jerusalém: “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém” (1 Coríntios 16:1-3). Aos Romanos ele descreveu esse fato: “Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” (Romanos 15:26).



DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/11/2023


FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201807_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário