quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

1 Coríntios 4:11

1 Coríntios 4:11 “Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa. " 


Paulo escreve aqui uma sóbria reflexão prática sobre o significado do ofício apostólico que exerce. Nessa leitura Paulo traz à memória um período mais recente, de dias quentes e noites frias, nas altas planícies de Anatólia (Ásia Menor). Talvez sozinho, talvez com um ou dois companheiros, ele percorreu aquela região, avançando uns trinta quilômetros por dia, até chegar a Éfeso de onde ele escreveu aos coríntios: “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso” (Atos 19:1)


“Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus,”

Nesse período do seu ministério em especial o alimento era escasso e o dinheiro, curto. Ele havia descansado ao relento, mantendo um olho atento aos ladrões. Troca de roupas e banho eram luxos fora de cogitação. Mas ele escreve aos Romanos: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”  (Romanos 8:35)


 “... e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,”

Paulo afirma que recebeu bofetadas. Não temos a referencia explicita no livro de atos, apenas o testemunho de Paulo sobre dificuldades de fazer a obra naquele lugar: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos” (2 Coríntios 1:8).

Em Éfeso, Paulo não teve pousada certa. Podia ter se hospedado em uma beira de porta ou um canto esquecido num muro. Não ter pousada certa significa que ele vagueava, sem residência fixa. Quando um escriba se propôs a seguir Jesus ele respondeu: “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8:20). Dizendo isso porque os enviados não possuiriam morada fixa na missão, mas dependeriam da boa vontade daqueles que cressem na sua mensagem: “E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis” (Mateus 10:11).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/11/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_01.pdf

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: como resolver conflitos na igreja. São Paulo: Hagnos,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário