quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

2 Coríntios 8.9

2 Coríntios 8.9 “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. “


No contexto do capítulo 8 Paulo expõe novamente o assunto da coleta para os santos pobres em Jerusalém “E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém” (1 Coríntios 16:3). Durante o ano anterior, os coríntios tinham aparentemente perdido interesse no projeto. Para incentivá-los a que continuassem doando, ele contou-lhes a graça que Deus havia dado às assembleias macedônias — essa graça não só incluía salvação e dons do Espírito Santo, mas ofertas voluntárias. Eles estavam passando por severas provas ou perseguições “Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles” (1 Tessalonicenses 2:14). Contudo, da “sua profunda pobreza”v.2, inspirada pelo Espírito, eles deram com sacrifício e entusiasmo. Paulo não lhes pediu que fizessem isto; eles fizeram tudo por vontade própria, pedindo a Paulo “com muitos rogos a graça de ministrar deste modo aos santos pobres em Jerusalém” ”porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. ” (Romanos 15.26). Eles o fizeram muito mais do que Paulo esperava Eram um exemplo inspirador das “riquezas da sua generosidade”v.2.


“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; 

Apesar do virtuoso exemplo das igrejas macedônicas Paulo argumenta que a motivação real e mais constrangedora em dar vem do exemplo supremo do próprio Jesus “ O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:14). Ele mostrou graça maravilhosa quando deixou todas as riquezas do céu: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5) E “se fez pobre”. Alguns argumentam que Jesus era rico na terra, falam de firma próspera de carpintaria e de pais ricos. Porém podemos remover essa falácia usando a palavra de Deus: “E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa” (Levítico 12:6-8). Isso sobre a condição financeira de seus pais. Sabemos além, que Ele nasceu numa manjedoura, morou na humilde Nazaré e durante seu ministério não tinha lugar onde reclinar a cabeça (Mateus 8.20). Como Paulo lembrou aos filipenses: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que [...] tomando a forma de servo, [...] humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.5-8).


“...para que pela sua pobreza enriquecêsseis. “ 

De que maneira enriqueceremos? A pobreza de Cristo na morte possibilitou a riqueza espiritual do cristão. Cristo se fez pobre para que possamos receber as riquezas de sua salvação: “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? ” (Tiago 2:5). Dentre essas riquezas estão os dons do Espírito Santo “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17), como também compartilhar das riquezas de sua glória ao longo da eternidade. “Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou” (Romanos 9:23).

A benção do apóstolo para os que contribuem com a necessidade dos santos voluntariamente é essa: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
12/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202108_02.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário