quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

1 Coríntios 4.13

1 Coríntios 4.13 "Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.”


“Somos blasfemados, e rogamos; “

Os inimigos de Paulo respondiam aos seus esforços de levar Cristo a um mundo perdido em pecado tentando fazê-lo calar com injurias (Acusações falsas), blasfêmias e perseguições. Isso causava sofrimento ao apóstolo. Mas ele reagia com misericórdia: “Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27). Ele bendizia quem se opunha a ele, perseverando em sua missão. Cumprindo as palavras de seu Mestre: “Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam” (Lucas 6:28)


 “... até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.”

Até ao presente tempo ele carregava o fardo do seu apostolado. Ser chamado de lixo deste mundo e escória de todos era o seu distintivo de honra. Isso porque a teologia da glória é precedida pela teologia da cruz. E a grande bandeira do cristão está na teologia de João Batista que diz: “Convém que ele [Jesus] cresça e que eu diminua” (João 3.30).

Deus colocou os apóstolos em primeiro lugar na igreja, mas o mundo coloca os apóstolos em último lugar. Somos ricos em Cristo e ao mesmo tempo desprezados pelo mundo e devemos seguir o nosso ministério com essa consciência:

Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;  Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.” (2 Coríntios 6:8-10)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/11/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_01.pdf

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: como resolver conflitos na igreja. São Paulo: Hagnos,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário