quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

1 Coríntios 15.56

 1 Coríntios 15.56 “Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei”. 


“Ora, o aguilhão da morte é o pecado, “ 

A palavra grega para aguilhão refere-se primariamente ao ferrão das abelhas, à picada das serpentes, e a coisas semelhantes. Este uso metafórico retrata a malignidade da morte. O aguilhão não está na morte, mas no pecado, ou seja, todo aquele que comete pecado é digno da morte: “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Por meio de Seu sacrifício na cruz, Jesus tinha puxado as presas do pecado e privou-o de sua picada; e isso ele fez nos oferecendo a sua justiça, ou melhor o dom gratuito de Deus (Romanos 6:23). O pecado é a quebra da lei, onde o pecado é perdoado, a morte não tem aguilhão. Mas onde o pecado não recebeu o tratamento devido, ali a morte é um virulento antagonista.


“...e a força do pecado é a lei”. 

Como a força do pecado é a lei? Paulo faz com que nos voltemos para pensamentos como os expostos em (Romanos 5:12-13) “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. ” E (Romanos 7:7) “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei”. A lei apesar de divina em sua origem, e Paulo possa falar dela como “ santo e justo e bom” (Romanos 7:12), é totalmente incapaz de levar os homens a um estado de salvação. Na verdade, colocando diante dos homens o padrão que eles devem alcançar e nunca alcançam, ela se torna a cidadela do pecado. Faz de todos nós pecadores. Condena-nos a todos. “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”. (Romanos 5:20,21)

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201705_02.pdf

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário