quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

1 Coríntios 15.55

1 Coríntios 15:55 “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? ”


“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? ” 

Anunciando o cumprimento de Oséias 13:14 “Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição”. Paulo canta o grito de vitória daqueles que vencem a morte através do Senhor Jesus que triunfou sobre ela através da sua ressurreição. Jesus vivo havia profetizado: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:17,18) Após cumprir seu mandamento Pedro pregou no Pentecoste e afirmou sobre Ele: “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela” (Atos 2:24). O apóstolo Paulo nesse texto personifica a morte e o hades para zombar deles. “Onde está você”, dizia ele à morte, e ao hades “agora que o Filho de Deus trouxe a graça de Deus para a humanidade? ” Cadê o seu aguilhão? Por séculos, a morte foi a conclusão inevitável da vida. Para o crente, embora a morte ainda seja “o último inimigo a ser vencido” (1 Coríntios 15.26), ela não pode ter vitória sobre nós. A vitória de Jesus sobre o Diabo libertou a “todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos a servidão” (Hebreus 2.14, 15), ou o cativeiro do hades: “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas” (Efésios 4:8-10). Agora para o crente, “o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Filipenses 1.21). A morte só pode significar um ganho em nossa relação com Cristo, o qual é propriamente mais dEle que nosso. A morte também trará um descanso dos trabalhos e sofrimentos terrenos quando entrarmos na glória (2 Coríntios 4.17; cf. 2 Pedro 1.10,11; Apocalipse 14.13).


DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201705_02.pdf

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário