Efésios 1.6 “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, “
A passagem de Efésios 1.3-14 é “um salmo de louvor pela redenção e consumação das coisas criadas, cumpridas em Cristo peio Espírito segundo o propósito eterno de Deus”. A palavra "bendito" tem um sentido exclusivo e singular, porque restringe-se a Deus. Só Ele é digno de ser bendito. Porém, os homens tornam-se benditos quando recebem as bênçãos da parte desse Deus bendito.
O vocábulo indica que o crente pode usar palavras sobre Deus que evidenciem suas dádivas. O uso dessa expressão pelo apóstolo no início da carta surge como uma canção oferecida a Deus por suas grandes bênçãos. É uma forma de louvor.
Paulo estava cheio da graça divina ao escrever essa carta, por isso brotavam de seus lábios muito louvor e adoração. Por três vezes, nos versos 6, 12 e 14 do mesmo capítulo, o apóstolo ensina que a finalidade de todas as coisas que Deus realiza é para louvor de sua glória.
“Para louvor da glória de sua graça, “
Esta expressão é semelhante ao que Paulo disse mais adiante nesta passagem (vv. 12, 14). As três ocorrências desta frase assinalam a parte que as três Pessoas da Deidade desempenham na nossa salvação, dando-nos bênçãos que já recebemos. A mais importante motivação do universo é a glória de Deus. O " Breve Catecismo de Westminster " expressa isto bem na resposta à sua primeira pergunta, "Qual é o principal objetivo do homem?" "O principal objetivo do homem é glorificar a Deus, e deleitar-se nEle eternamente".
Todavia aqui a ênfase está na graça de Deus. A graça de Deus inclui o Seu caráter bem como a Sua obra. "A graça é imerecida, sem jus e irrecompensável" (Chafer). É o favor auto dependente de Deus concedido aos homens pecadores, que apenas merecem a Sua ira. O eterno propósito de Deus suscita o louvor a Deus. O apóstolo escreve: “Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amem” (Romanos 11:36; Colossenses 1:16).
Esse testemunho é mantido até o último livro das Escrituras. No livro do Apocalipse lemos: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11).
“... pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, ““
Nesse versículo, a segurança de nossa aceitação como filhos de Deus está no Amado, que é Cristo. Ele é o Filho amado de Deus (Mateus 3.17; 17.5), e em Colossenses 1.13 temos uma expressão paralela que afirma ser Jesus "o Filho do seu amor". A graça de Deus se manifestou a nós por causa do seu amado Filho — Jesus!
Andrew T. Lincoln sugeriu como significado que Jesus é “o Filho amado por excelência”. Tudo que Deus fez pelos pecadores e por meio de Cristo não foi simplesmente ignorar o pecado. Embora Deus seja cheio de graça, misericórdia e amor, Ele também é um Deus de santidade e justiça. Portanto, o pecado precisa ser julgado e Ele fez isso na cruz. Todos que estão “em Cristo” encontram-se no lugar onde a santidade e a justiça de Deus podem ser saciadas enquanto Ele tem misericórdia dos pecadores (veja Romanos 3:23–26).
A graça “concedida” aos que estão em Cristo foi dada uma vez por todas no passado para os pecados, sendo uma oferta totalmente suficiente de Cristo pelo pecado (Hebreus 10:12). Paulo incluiu toda a Divindade no louvor por toda a obra da salvação do homem em 1:3–14. Suadoxologia concentrou-se em Deus Pai, no Filho e no Espírito Santo; pois os três tiveram parte no propósito de Deus!
Não podemos fazer a nós mesmos aceitáveis a Deus. Nossa justiça é como trapo de imundícia aos seus olhos. Mas ele, por sua graça, fez-nos aceitáveis em Cristo. “Cristo habita para sempre no amor infinito de Deus, e como estamos em Cristo, o amor de Deus para com Cristo está em nós de uma maneira maravilhosa. ” Quando o filho pródigo chegou em casa com as vestes rasgadas e sujas da lama do chiqueiro, seu pai o abraçou e o beijou e lhe deu nova roupagem! Ele se tornou aceitável ao pai. É como se alguém tomasse um leproso e o transformasse num jovem radiante.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
21/9/2023
FONTES:
BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como
viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD,
2023.
Cabral, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios, 3a Ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1999.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201304_04.pdf
FOULKES, Francis. Efésios: introdução
e comentário. Tradução: Márcio Loureiro Redondo. 3 ed. São Paulo: Vida
Nova/Mundo Cristão, 1984. (Série Cultura Bíblica, n.10).
PFEIFFER, Charles F. e HARRISON, Everett F. Comentário Bíblico
Moody. São Paulo: IBR. 1995.
LOPES, Hernandes DiasEfésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São
Paulo: Hagnos, 2009.
STOTT, John R. W. A mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus [tradução de Gordon Chown] - 6.a ed. - São Paulo: ABU Editora, 2001.
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