sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 7.56

Atos 7.56 “E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. ” 


 “E disse: Eis que vejo os céus abertos, "

Estêvão recebeu uma “anestesia” celestial que tirou o aguilhão da morte: os Céus foram abertos. Mas quantos céus existem na bíblia? Podemos responder isso baseando-se na expressão usada por Paulo aos coríntios. Ele se referiu a morada de Deus ou Paraíso como “terceiro céu” isso para garantir que seus leitores realmente entendessem o que ele estava dizendo. Então ao falar em “terceiro céu” ele estava estabelecendo uma clara diferença entre esse lugar para onde ele foi arrebatado e os níveis inferiores do céu.

Embora o texto não especifique, havia uma enumeração comum que dividia o céu em três níveis. O primeiro céu seria a atmosfera terrestre. É o céu onde estão as nuvens e onde os pássaros voam. O segundo céu seria o firmamento, o espaço. É no segundo céu que estão as estrelas e os corpos celestiais.

Então nesse raciocínio, o terceiro céu é o lugar mais exaltado. A ideia do apóstolo não é estabelecer noções físicas de altitude, mas apontar para o céu que é lugar da habitação de Deus. Quando ele fala do terceiro céu, seu objetivo é falar de um lugar tão elevado que a mente humana não consegue compreender plenamente. Isso significa que não há um lugar mais sublime que o terceiro céu, e ninguém pode ir acima dele: "Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação" (Salmos 91:9).


"... e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. ”

Estêvão viu o Filho do homem, em pé, à destra de Deus. É interessante observar que outras passagens bíblicas sempre demonstram Jesus sentado à direita de Deus Pai, como, por exemplo, em Marcos 16.19, Hebreus 1.3; 8.1; 10.12; 12.2 e 1 Pedro 3.22. Porém, nessa passagem, Jesus está em pé. Era como se Ele tivesse ficado de pé para receber com honra a Estêvão, que logo seria martirizado. 

Jesus se levantou como para olhar de perto a situação do seu servo. E, para ajudá-lo, exercendo o ministério de consolação. Ele conhece nossas fraquezas e quer nos consolar. E de se notar que o primeiro mártir, ainda na terra, teve licença de ver o Cordeiro de Deus no Céu. Parecia mostrar a fonte de onde todo mártir, que haveria de morrer pelo Mestre, tiraria sua força e constância na hora do sofrimento. Fortalecido pelo Espírito e pela visão celestial, Estêvão enfrentaria a morte violenta com fé em Deus e amor para com os seus inimigos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
5/2/2023

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

PEARLMAN, Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

https://estiloadoracao.com/terceiro-ceu-quantos-ceus-existem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário