sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 17.24

Atos 17.24 “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; “


“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, “

Observe que quando Paulo falou a pessoas que tinham um conceito errôneo de Deus, ele não começou falando de Jesus, mas de Deus. Todas as falsas religiões do mundo baseiam-se numa visão falsa de Deus. Lembre-se: você deve começar de onde as pessoas estão, não de onde gostaria que estivessem.

Paulo não começou com provas filosóficas da existência de Deus. A maioria das pessoas crê em algo chamado “deus”, como os atenienses criam. Pelo contrário, o sermão de Paulo começou onde o Antigo Testamento começa: “No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1), referindo-se ao Deus “que fez o mundo”. Paulo estava dizendo que eles não haviam feito Deus, mas que Deus os fizera; eles não tinham feito uma casa para Deus, mas Ele fizera uma casa para eles — a terra “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado” (Gênesis 2:8).

Suas palavras refutavam o conceito materialista dos epicureus de que este mundo veio a existir como resultado de uma colisão de átomos casual. "O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9).

Qualquer compreensão correta do propósito da vida deve começar com uma compreensão e reconhecimento do Criador. Por isso Satanás continua a lançar um ataque intrépido contra o conceito de criação especial — e precisamos nos opor diligentemente à mentira do diabo de que viemos à existência por acaso!
 

“...sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; “

Paulo prosseguiu revelando o Deus que fez todas as coisas: sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas e nem tampouco é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse (25a).

A afirmação de que Deus não habita em templos humanos, se refere a sua imensidão, ele não pode ser contido em um lugar. Essa afirmação não é exclusiva do apóstolo Paulo, podemos observa-la na pregação de Estevão, “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens...” (Atos 7:48), ambos fazem referência a profecia do profeta Isaías que diz: “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? ” (Isaías 66:1) e antes disso as palavras do Rei Salomão em (I Reis 8:27) “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado”. (1 Reis 8:27).

Paulo estava cercado pela maior hoste de templos pagãos do mundo. Distante dali estava o templo de Zeus, o maior já construído. Abaixo ficava a praça envolta com ídolos e templos e acima, ficava a Acrópole com mais quarenta templos, incluindo o incomparável Partenon. Deus, porém, não precisava de templos, por mais belos que fossem. Diferente dos ídolos daqueles templos, sem vida e inúteis, Deus não precisava que os atenienses O servissem; mas eles, sim, precisavam de Sua ajuda!



DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

PEARMAN, Myer. João o evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200203_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário