sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 9.4

Atos 9.4 "E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? ” 


”E, caindo em terra, "

Ele caiu em terra (v. 4). Certos estudiosos defendem que ele estava a pé e que essa luz, talvez acompanhada de trovão, causou-lhe tanto medo que ele não conseguiu se manter em pé e caiu rosto em terra, a postura de adoração, nesse trecho, todavia, de surpresa. E provável que ele estivesse a cavalo, como Balaão que montava uma jumenta quando foi amaldiçoar Israel, e talvez cavalgasse melhor que ele, pois Saulo estava em função oficial, tinha pressa e a viagem era longa, de forma que não é provável que ele estivesse viajando a pé. A luz súbita amedrontaria o cavalo no qual ele montava e o derrubaria. Foi a boa providência de Deus que o corpo de Saulo não se machucasse com a queda. Essa voz era nítida somente para ele, pois os demais ouviam apenas um som (v. 7), não distinguindo as palavras (cap. 22.9). Saulo viu uma luz do céu e ouviu uma voz do céu (v. 4). Sempre que a glória de Deus foi vista, a palavra de Deus foi ouvida (Êxodo 20.18) por Moisés (Números 7.89) e pelos profetas. As manifestações de Deus nunca foram exibições mudas, porque Ele engrandece sua palavra acima de todo o seu nome. O que foi visto sempre teve o propósito de abrir caminho ao que foi dito. Saulo 


"ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? ” 

Veja que a fé vem pelo ouvir. Por conseguinte, o Espírito é recebido pelo ouvir da fé (Romanos 10.17; G13.2). A voz que ele ouviu era a voz de Jesus. Quando ele viu aquele Justo, ouviu a voz da sua boca (cap. 22.14). Veja que a palavra que ouvimos tem maior probabilidade de nos beneficiar quando a ouvimos como a voz de Jesus (1 Tessalonicenses 2.13). Chamar duplamente: Saulo, Saulo, indica, em primeiro lugar, o sono profundo em que Saulo se encontrava. Ele precisava ser chamado muitas vezes, como ocorre em Jeremias 22.29: Ó terra, terra, terra! Em segundo lugar, a preocupação amorosa que o santo Jesus tinha por Saulo e por sua recuperação. Ele fala como alguém que é sincero. E como Marta, Marta (Lucas 10.41), ou Simão, Simão (Lucas 22.31), ou Jerusalém, Jerusalém (Mateus 23.37). Ele fala com ele como com alguém que está em perigo iminente, a beirada cova, prestes a cair: “Saulo, Saulo, tu não sabes para onde estas indo. Ou: O que tu estas fazendo? Você está perseguindo a Cristo! ”Afinal perseguir a igreja é perseguir Cristo. Perseguir os membros do Corpo é perseguir a Cabeça do Corpo. Perseguir a noiva é perseguir o Noivo. Paulo não estava apenas se levantando contra homens, mas contra o próprio Deus. Aqueles que ferem os santos de Deus tocam na menina dos olhos de Deus, por isso ele ouve posteriormente: “ Dura cousa é recalcitrares contra os aguilhões”.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

LOPES, Hernandes dias. Paulo, o maior líder do cristianismo. São Paulo: Hagnos, 2014.

SWINDOLL, Charles R. Paulo: Um homem de coragem e graça. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário