sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 9.15

Comentário 1 

Atos 9.15 “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. “


Após se revelar a Saulo, o Senhor apareceu a um discípulo chamado Ananias que habitava em Damasco. Por intermédio dele, Cristo completaria a obra de instruir a Saulo. Mesmo havendo a possibilidade de instruí-lo, Cristo lança mão de instrumentos humanos para tal serviço. Um anjo do Senhor instruiu Cornélio a buscar Pedro em Jope (Atos 10.3-6). Ananias recebeu a ordem de ir a certo endereço procurar Saulo e ministrar Saulo. O discípulo ficou assustado ao receber tal ordem (vv. 13,14). Levando em conta o sofrimento terrível que Saulo causou nos cristãos, a reação inicial de Ananias é completamente natural. Mas a essa reação o Senhor apresenta uma declaração adicional a respeito da chamada de Saulo.


“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, “

Deus não faz distinção para salvação“ Pois a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” (Tito 2:11). Ou seja, Deus não faz acepção de pessoas inerente a salvação. Pedro confirmou isso quando os que ouviram sua pregação na casa de Cornélio foram batizados no espirito santo e falaram outras línguas: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34)

Todavia ele escolhe para usar e quando ele faz isso não comete injustiça: “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? “ (Romanos 9:21). Esta ilustração do oleiro foi usada com muita eficácia por Jeremias séculos antes (Jeremias 18:4-6). Paulo destaca o completo controle do oleiro sobre o barro em termos da utilidade do vaso. Um vaso é honrado ou desonrado dependendo do seu uso. Um vaso pode servir para se carregar água e outro para carregar detritos. O mesmo material foi usado para ambos. Mas foram feitos para diferentes, funções, e por isso o oleiro lhes dá a forma de acordo com a pretendida função.

Nesse sentido Paulo era um vaso escolhido. Jesus escolheu Saulo como apóstolo muito antes de Saulo escolher Jesus. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros” (João 15:16). Saulo futuramente compreendeu isso: “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, “ (Gálatas 1:15)


”... para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. “

Saulo foi escolhido por Deus como Seu instrumento para a tarefa de levar o Seu nome perante os gentios e reis, e perante o povo de Israel. O pensamento da escolha divina corresponde aqui àquele que se expressa em (Atos 22:14,15) “ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido “,

Levar o meu nome é uma expressão que significa dar testemunho de Jesus (Atos 9:27). Os gentios, os reis e o povo de Israel representam os três grupos principais diante dos quais Paulo, na realidade, dará testemunho mais tarde na história. O livro de Atos nos dá testemunho de Paulo pregando a estes três grupos:

Reis – Paulo deu testemunho perante o sumo sacerdote Ananias em Jerusalém; Aos procuradores Felix e Festo em Cesaréia; ao rei Herodes Agripa II “Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. “ (Atos 26:27) e provavelmente a Nero em Roma, pois apelou para ser julgado por César.

Judeus – Paulo utilizava-se das sinagogas que haviam em todas as províncias romanas para difundir o Evangelho. Essas sinagogas eram concentrações de Judeus que se reuniam para adorar a Deus. Paulo iniciava seu testemunho por eles, afinal ele próprio era judeu: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação” (Romanos 10:1)

Gentios   Apesar da boa vontade do apóstolo de pregar aos gentios, a constante obstinação deles em rejeitar a Cristo fazia com que Paulo se dirigisse aos gentios. Em Antioquia da Psídia ele disse aos judeus: “Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;  Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra” (Atos 13:46,47)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/9/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.

MULHOLLAND, Dewey M. Marcos introdução e comentário. Série cultura Bíblica. São Paulo: Vida. Nova, 2005.

PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. Batista Regular, 2017.

_____________________________________________________________________________________________

Comentário 2

Atos 9.15 “Mas disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. ” 


“Mas disse-lhe, porém, o Senhor: Vai...” 

Essas palavras foram proferidas em visão ao discípulo chamado Ananias de Damasco. A ordem foi: “Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; (Atos 9:11) ” após ouvir o mandato de Deus, Ananias temeu muito, pois, bem conhecia quem era Saulo e sua autoridade: “Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome (Atos 9:13,14) ”. Apesar de todos os medos e preocupações de Ananias o Senhor disse-lhe: “Vai”. Moises quando a frente do mar Vermelho clamou ao Senhor, como que dizendo “e agora? ”, a resposta de Deus foi: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14:15). Não podemos jamais esquecer que Deus é o nosso auxilio e socorro bem presente, quando Ele nos envia a locais que possuem perigos ele garante: “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Isaías 43:2). ”. Saulo, o homem que Ananias temia tinha sido cercado de um resplendor de luz do céu e ouvido a voz do Senhor que ele perseguia durante sua viagem: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (Atos 9:5). ”. Ananias não sabia disso, porém Saulo que estava cego por conta do resplendor que o confrontou já o esperava, pois, em Damasco na casa de Judas ele teve uma visão: “E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. (Atos 9:12) ”. Ananias temeu encontrar com Saulo que perseguia os cristãos, porém esse Saulo não existia mais, portanto não havia mais necessidade de teme-lo.


“...porque este é para mim um vaso escolhido...” 

Ele era um vaso no qual o tesouro-evangelho deveria se instalar para servir de veículo para muitos. Era um vaso de barro (2 Coríntios 4.7), mas um vaso escolhido. O vaso que Deus usa, Ele mesmo escolhe. E justo que Ele mesmo escolha os instrumentos que Ele usa: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós (João 15.16). Ele é um vaso de honra, e não deve ser negligenciado em atual penúria, nem jogado fora como um vaso quebrado e imprestável ou um vaso no qual não há prazer


“...para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. ” 

Os apóstolos que estiveram com Jesus demoraram a entender que a mensagem do evangelho não se restringia numa visão limitada inicialmente e apenas ao povo judeu (At 11.19). Naturalmente, não levou muito tempo para que aqueles discípulos que estiveram com Jesus entendessem que o evangelho deveria romper culturas e alcançar outros povos. Não foi por acaso, nem tampouco um erro de cálculo do Senhor quando convocou a Paulo e chamou-o porque ele tinha as caraterísticas de quem seria capaz de romper fronteiras sociais, culturais e geográficas para dimensionar o evangelho. A cultura romana e grega que Paulo havia adquirido davam-lhe condições de perpetrar o mundo gentílico. Ele formou comunidades cristãs na Galácia, Acaia e Ásia Menor. Ele não se importava com status social, porque tinha bagagem cultural para entrar nos palácios, nos sinédrios judeus, nas praças e até no famoso Areópago em Atenas. A cultura geral que Paulo havia adquirido ao logo da sua vida tornou-o capaz de enfrentar os oponentes do evangelho com ousadia e ciência. Diante de reis, governadores, tribunos e autoridades religiosas (Agripa, Felix, Festo, Nero, Sumo Sacerdote), Paulo era excelente orador e arguto no conhecimento de várias ciências. Paulo tinha uma personalidade forte e dinâmica, orientada por convicções fundamentais.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/09/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário