sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 9.3

Atos 9.3 “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. "


“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, ” 

Por seu zelo destruidor e sua influência no conselho (sinédrio), Saulo consegue com o sumo sacerdote de Jerusalém cartas para as sinagogas de Damasco, capital da Síria. Por que Damasco? Saulo havia decidido ir aos lugares mais distantes em sua missão de prender seguidores do Caminho. Mas viajar 160 km em direção ao norte de Jerusalém era um empreendimento e tanto! Para Saulo, isso seria compensado pela quantidade de mortes. Segundo Josefo, a certa altura da história, dez mil judeus foram massacrados em Damasco uma forte evidência de que em alguma ocasião vivia na cidade grande número de judeus. Saulo também tinha acesso aos dados do censo. Ele sabia que muitos judeus renegados haviam fugido de Israel para buscar refúgio na longínqua Damasco. Preparou, então, uma estratégia agressiva para atacar a cidade, capturar os infiéis e arrastá-los para o tribunal. Mas, Deus tinha outros planos, pois quase no fim da viagem, prestes a entrar na cidade o apóstolo dos gentios, converteu-se à fé de Cristo em um país gentio. O edito e decreto cruel que Saulo trazia consigo estava perto de ser posto em execução. Mas felizmente foi impedido.


“...subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. ” 

Pelo que se segue (v.17), concluímos que o Senhor Jesus estava nesta luz e lhe apareceu desta maneira. Ele viu o Justo (cap. 22.14) e viu uma luz (cap. 26.13). Quer ele o tenha visto a distância, como Estêvão o viu nos céus, quer o visse mais próximo no ar não sabemos com certeza. A fim de que Paulo fosse apóstolo era necessário que ele visse o Senhor, e ele o viu (I Coríntios 9.1; I Coríntios 15.8).
(1). Esta luz (v. 3) brilhou sobre Saulo subitamente, quando ele sequer pensava em tal coisa e sem aviso prévio. As manifestações de Jesus para as pessoas são muitas vezes súbitas e muito surpreendentes, e Ele as antecipa com as bênçãos da sua bondade. Foi o que sucedeu com os discípulos que Jesus chamou para si. Antes de eu o sentir (Cantares 6.12). (2) Era uma luz do céu (v. 3), a fonte da luz, do Deus do céu, o Pai das luzes. Era uma luz mais intensa que o brilho do sol (cap. 26.13), pois foi visível ao meio-dia e excedia o esplendor do sol na sua força e fulgor meridiano (Isaías 24.23).  (3) A luz cercou [...] Saulo, não só em torno do rosto, mas do corpo inteiro. De qualquer lado que se virasse, ele estava rodeado com a manifestação do milagre. O propósito disso era não só sobressaltá-lo e despertar-lhe a atenção (para ouvir bem quando risse algo tão extraordinário assim), mas também dar a entender a iluminação do seu entendimento com o conhecimento de Cristo. O diabo entra na alma nas densas trevas. Deste modo, ele obtém e mantêm a posse da alma. Mas Jesus entra na alma à plena luz, pois Ele próprio é a luz do mundo, brilhante e gloriosa para nós, como a luz. A luz é primeira coisa nesta nova criatura, como é na criação do mundo (2 Coríntios 4.6). Por conseguinte, todos os cristãos são filhos da Luz e filhos do dia (1 Tessalonicenses 5.5).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

LOPES, Hernandes dias. Paulo, o maior líder do cristianismo. São Paulo: Hagnos, 2014.

SWINDOLL, Charles R. Paulo: Um homem de coragem e graça. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário