sábado, 14 de dezembro de 2024

Atos 15.19


Atos 15.19 “Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. ”

 

“Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. ”

Após ouvir o testemunho do apóstolo Pedro acerca do que Deus fizera na casa de Cornélio, batizando os gentios com o Espírito Santo e ouvir também os testemunhos de Paulo e Barnabé acerca da primeira viagem missionária, que Deus operou grandes sinais e prodígios no meio dos gentios.

Tiago, irmão do Senhor, que foi líder da igreja de Jerusalém e presidente deste concílio lembrou do que dissera o profeta Amós: “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas” (Amós 9:11-12). Entendeu que em outras palavras, através do Cristo davídico, os gentios serão incluídos em sua nova comunidade.

Assim Tiago, aclamado campeão pelo partido da circuncisão, respeitado até por judeus não cristãos, declarou que estava de pleno acordo com Pedro, Paulo e Barnabé. A inclusão dos gentios não era uma idéia posterior de Deus, mas algo predito pelos profetas. As próprias Escrituras confirmavam os fatos experimentados pelos missionários (vv 16-17).

Seu parecer teve grande efeito por observar as regras do judaísmo. A conclusão foi que a conversão a Cristo não precisava passar pelo judaísmo: “Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. ”

Os convertidos gentios agora faziam parte do Israel verdadeiro, chamados e escolhidos por Deus para pertencerem ao seu único povo e para glorificar o seu nome. Tiago deu ordem para escrever-lhes: “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; das quais coisas fazeis bem se vos guardardes” (vv. 28-29).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/12/2024

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

PEARLMAN, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995. 

STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.

MULHOLLAND, Dewey M. Marcos introdução e comentário. Série cultura Bíblica. São Paulo: Vida. Nova, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário