1 Reis 8.56 “Bendito seja o Senhor, que deu
repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu
de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.
”
“Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, ”
Salomão dá a Deus a glória das grandes e bondosas coisas que Ele fez a Israel. Ele começou bendizendo a Deus; pois nós devemos em tudo dar graças. Ele não bendiz a Deus por haver dado riqueza, honra, poder e vitória, a Israel, mas repouso, como se isso fosse uma bênção mais valiosa do que qualquer daquelas. Que aqueles que têm o descanso não subestimem essa bênção, embora desejem algumas outras.
O
Senhor havia prometido ao seu povo essa benção: “Mas passareis
o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor vosso Deus; e vos
dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros”
(Deuteronômio 12.10).
Davi em seu reinado havia derrotado oito nações inimigas. Isso proporcionou a Salomão reinar sobre um reino de paz e tranquilidade.
“... segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo. ”
Ele se refere às boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, como fez (w. 15,24) com aquelas que foram feitas a Davi. Havia tanto promessas quanto preceitos dados por meio de Moisés. Foi muito antes de Deus conceder a Israel o descanso prometido, mas eles o tinham finalmente, depois de muitas provações. Vai chegar o dia quando o Israel espiritual de Deus descansar de todas as suas obras: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4.9).
Ele, por assim dizer, escreve uma quitação plena nas costas desse contrato: “Nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras”. Ele faz essa quitação em nome de todo o Israel, para a eterna glória da divina fidelidade e para o eterno encorajamento de todos aqueles que confiam nas promessas divinas.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/12/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Josué a Ester. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário