sábado, 3 de agosto de 2024

Ester 1.12

 

Ester 1.12 “Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.”

 

Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros;”

No último dia da festa no pátio do palácio real, o rei Assuero com seu coração já alegre do seu vinho solicitou aoss camareiros que buscassem a rainha Vasti e colocassem nela sua coroa para mostrar tanto ao povo quanto aos príncipes sua beleza. Considerando Vasti como seu tesouro mais precioso, o rei queria levar a sua grande exibição a um climax, mostrando a sua beleza.

A afirmação de que o rei mandou chamar Vasti quando [seu] coração... já estava alegre do vinho (1:10) é simplesmente uma forma de se dizer “quando ele estava bêbado”. Porém a rainha Vasti não se submeteu a ordem do Rei.

Ninguém sabe por que Vasti não obedeceu à ordem de seu marido. Alguns sugeriram que comparecer perante uma multidão sem um véu seria uma ofensa ao senso de propriedade da rainha. Outra idéia é que essas apresentações fossem feitas tipicamente por concubinas, e que a rainha entendeu que tal exigência estivesse abaixo de sua posição e dignidade.

Independentemente dos motivos da rainha, no que diz respeito ao rei e seus conselheiros, tal recusa significava uma inadmissível desobediência ao marido!

 

“... assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.”

A impertinência dela em recusar-se a aparecer, humilhou muito o rei da Pérsia. Enquanto exibia a glória de seu reino, exibiu a vergonha da família, uma esposa que agia como bem lhe aprouvesse. Desentendimentos entre parceiros de jugo são sempre ruins, mas em público constituem um grande escândalo, ocasionando embaraço e desconforto.

O rei muito se enfureceu com a recusa da esposa e se inflamou de ira. A reação dele é compreensível: diante de uma multidão de homens poderosos a quem ele estava tentando impressionar com sua majestade, o governante que controlava o mundo não podia controlar a própria esposa.

O ressentimento abrasador do rei deveria certamente encontrou nisso expressão, para prejuízo de Vasti que posteriormente será deposta.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_02.pdf

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário