Ester 1.15 “O que, segundo a lei, se devia fazer à rainha Vasti, por não ter obedecido ao mandado do rei Assuero, por meio dos camareiros.”
“O que, segundo a lei, se devia fazer à rainha Vasti,”
Embora estivesse grandemente irado, o rei nada faria antes de consultar seus conselheiros privados. O rei tinha sete príncipes que compunham sua equipe de conselheiros mais íntimos: “Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena, e Memucã” (V.14).
Esse conselho de sete homens era comum a todos os reis da Pérsia: “Porquanto és enviado da parte do rei e dos seus sete conselheiros para fazeres inquirição a respeito de Judá e de Jerusalém, conforme à lei do teu Deus, que está na tua mão” (Esdras 7:14).
Quanto maior o poder de um homem, maior sua necessidade de conselhos, para que não abuse de seu poder. Desses conselheiros diz-se que eram homens cultos, sabiam a lei e o direito, e que eram sábios, entendiam dos tempos, e que grande confiança tinha o rei neles, e grande honra a eles conferia, pois viam a face do rei e se assentavam os primeiros no reino (1.13,14). Na multidão de tais conselheiros há segurança.
Observe que embora fosse a rainha a culpada, a lei deveria ser cumprida, embora o rei estivesse irado, ele nada faria que seus conselheiros não assegurassem estar de acordo com a lei.
“... por não ter obedecido ao mandado do rei Assuero, por meio dos camareiros.”
O rei não havia falado diretamente com Vasti, mas através dos sete camareiros cujos nomes são dados “Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas” (1.10). Todos eles foram testemunhas da não obediencia da rainha Vasti e foram consultados pelos sete sábios.
Após essa oitiva os sábios discutiriam acerca das implicações da desobediência pública na presença dos camareiros, do povo e dos príncipes e se decidiria o destino da rainha Vasti.
DEIVY
FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/8/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_02.pdf
BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário