sábado, 3 de agosto de 2024

Ester 2.4

 

Ester 2.4 “E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti. E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez.”

 

E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti.”

Após algum tempo da deposição da rainha Vasti quando já havia apaziguado o furor do rei Assuero. Lembrou-se o rei do que tinha decretado sobre ela (v.1). Então seus servos lhe orientaram a fazer algo para que o rei se consolasse.

O rei deveria por oficiais em todas as províncias para ajuntarem moças virgens na fortaleza de Susã, ao harém do rei, a casa das mulheres, elas seriam tratadas com unguentos, arrumadas e preparadas para o deleite do rei sob os cuidados de Hegai, camareiro do rei (v.3)  a fim de ser escolhida pelo rei uma nova rainha em lugar de Vasti.

As semelhanças entre As Mil e Uma Noites e este incidente do livro de Ester são  freqüentemente ressaltadas, mas é impossível verificar-se a data da lenda árabe, e portanto fazer qualquer comparação significativa. R. Ringgren argumenta que o “concurso de beleza” no contexto real é “um tema permanente e talvez um tema inconstante”. “Pelo menos pode-se dizer que este livro não apresenta algo de que nunca se ouviu falar no ambiente em que ele foi formado.”

 

“E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez.”

Escolhendo outra rainha, a saudade do rei seria apaziguada. Os servos estavam bem conscientes da fraqueza do caráter de Xerxes e se aproveitaram totalmente disso para atingir seus propósitos que deveriam incluir suas próprias filhas no concurso.

Assuero aceitou o conselho dos seus servos para substituir Vasti. Ele concordou com a sugestão e assim se fez; deu ordens para que a sugestão deles fosse levada a cabo.

Certamente, nada desse plano coincide com a lei de Deus expressa no Antigo ou Novo Testamento. Entretanto, a maioria das pessoas envolvidas no plano era pagã e as práticas retratadas no texto, muito provavelmente, eram comuns naquela cultura.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_03.pdf

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário