sábado, 17 de agosto de 2024

Efésios 6.18

 

Efésios 6.18 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”

 

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito,”

Após instruir apresentar aos efésios a armadura de deus para que eles possam resistir às astutas ciladas do diabo. Paulo apresenta a última parte da estratégia divina para vencermos a guerra contra Satanás e participarmos do ataque contra o inimigo. Essa estratégia é a oração.

A palavra "orando" está no gerúndio, o que dá a idéia de continuidade da ação. Podemos concluir que a oração faz parte permanente de todo o equipamento de guerra exposto nos versículos precedentes (vv. 14-17).

Orar não é preparar-se para a batalha; orar é justamente onde a batalha começa! Depois de nos vestirmos para a luta, de sabermos quem é o adversário e de conhecer nossos aliados, estamos prontos para prosseguir ao ataque. O exército do Senhor marcha de joelhos no chão!

Paulo usou os dois termos gregos distintos traduzidos “oração” e “súplica” para intensificar a necessidade de oração diligente e contínua. (Romanos 1:9, 10; Efésios 5:20; Filipenses 1:4; Colossenses 1:3; 4:12; 1 Tessalonicenses 5:17.) A oração é o nosso meio de invocar o poder e a força de Deus para o viver cristão (1:15–23; 3:14–21).

“No Espírito” refere-se ao Espírito Santo. O Espírito está profundamente envolvido nas orações dos cristãos. Fomos adotados na família de Deus. Porque nos tornamos filhos de Deus, o Espírito de Deus entrou em nossos corações, nos capacitando a clamar: “Aba, Pai!” (Romanos 8:15; Gálatas 4:6). O Espírito faz intercessão pelos cristãos que, por causa de suas fraquezas, não sabem como orar (Romanos 8:26).

Quando nossos gemidos são profundos demais para serem expressos, o Espírito intercede; ou seja, Ele fica ao nosso lado e defende a nossa causa perante Deus. Podemos confiar que Deus, pela intercessão do Espírito, não deixará de ouvir nossas orações não ditas. Orar “no Espírito” é orar em línguas: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” (1 Coríntios 14.15).

 

“... e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”

 

Vigiando com toda perseverança” significa “estar atento, vigilante” e “prestar constante atenção a uma coisa. Afinal, o diabo não quer que os cristãos orem. Ele não se impressiona com a beleza de nossas vozes ao louvar a Deus nem com o poder da nossa pregação. O diabo zomba de nossos planos, mas ele tem medo das nossas orações.

Jamais seremos mais fortes do que nossas orações. Nenhuma igreja jamais será mais poderosa do que a vida de oração de seus membros. Jesus advertiu: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...” (Mateus 26:41).

Além de orar continuamente por tudo, os efésios deveriam estar sempre atentos às necessidades de todos os santos e continuar com as “súplicas por todos os santos”. Se Devemos orar por todos os homens (1 Timóteo 2.1-2), mais incessantemente pelos domésticos da fé (Gálatas 6.10). Paulo incluiu posteriormente um pedido pessoal: “E também [orai] por mim” (v.19)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201308_12.pdf

Cabral, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios - 3a Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999

Stott, John R. W. A mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus [tradução de Gordon Chown] - 6.a ed. - São Paulo: ABU Editora, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário