sábado, 17 de agosto de 2024

Ester 4.5

 

Ester  4.5 “Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.”

 

Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la),”

Ester ficou sabendo da tristeza pública de Mardoqueu através dos eunucos e das servas que atendiam as necessidades de Ester. Evidentemente, essas servas e os eunucos sabiam alguma coisa sobre o relacionamento da rainha com ele; talvez, durante os quase cinco anos de reinado da rainha, tivessem levado inúmeras mensagens de um para o outro.

Ester então enviou roupas apropriadas para que pudesse entrar na corte (v. 2). Porém ele não as aceitou. Pois, queria impressionar Ester com a gravidade da situação e obter uma oportunidade de falar com ela. A essa altura, apesar de toda a Susã estar alarmada com o decreto do rei, Ester não estava ciente dele. Parece que os habitantes da “casa das mulheres” ou do harém do rei – incluindo Ester – eram mantidos em isolamento do mundo fora das portas do palácio. Ester, então Ester chamou a Hatá, um dos camareiros que o rei Assuero tinha posto para servi-la.

 O nome Hatã pode ser derivado do persa hãtaka, “bom”; se assim é, esse homem fazia jus ao seu nome. Assuero fora cuidadoso em escolher para a sua rainha um homem de integridade para servi-la, e se dispusera a liberá-lo do grupo de seus assistentes pessoais.

 

“... e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.”

Ester envia uma mensagem a Mardoqueu através de Hatá, pedindo que lhe contasse de modo mais pormenorizado quais as circunstâncias que ele tanto lamentava, e por que ele não queria tirar seus panos de saco.

Hatá se encontra com Mardoqueu na praça da cidade que estava diante da porta do rei (v.6). Mardoqueu informa a Hatá detalhes de tudo que se havia sucedido, quando ocorreria a destruição dos judeus, a quantia dada por indenização ao rei (v.7), uma cópia da lei escrita  e um pedido para que Ester suplicasse ao rei pelo seu povo (v.8).

Essa conversa entre os primos, intermediada pelo camareiro do rei Hatá, convencerá Ester a intervir: “E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci” (v.16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_05.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário