sábado, 17 de agosto de 2024

Ester 4.13

 

Ester 4.13 “Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.”

 

Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester:”

Após Mardoqueu ser informado por Hatá que Ester naõ poderia ir a presença do rei sem ser chamada, pois havia um sentença de morte a todos que ousassem: “Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei” (Ester 4.11). Essa lei existia porque como todo chefe de estado, Assuero precisava ser protegido tanto de atentados contra a sua vida, quanto de amolação com os problemas das pessoas. Ele dava audiências, à sua discreção, e mediante seu convite pessoal, mas atéa sua esposa não tinha o direito de se aproximar dele.

Após ficar a par da condição de Ester diante do rei, Mardoqueu externa seu pensamento mais uma vez através de Hamã e o manda responde-la..

 

“... Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.”

Mardoqueu faz Ester lembrar da posição perigosa na qual ela própria se encontrava, pois ela estava incluída no decreto por ser judia e apesar de não perceberem até o momento que ela era judia, já sabia os servos do rei e o próprio Hamã que Mardoqueu, seu primo o era. Seria assim uma questão de tempo para contarem Ester como judia.

O decreto dizia: “que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens” (Ester 3.13).

Uma vez que ela temia morrer por entrar diante do rei sem ser chamada, não impediria sua morte por causa do decreto.  Sendo assim, de qualquer forma uma sentença de morte ela já tinha sobre si.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário