segunda-feira, 6 de outubro de 2025

1 Crônicas 21:24

1 Crônicas 21:24 “E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.”

 

“E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar;”

Ornã era outro nome para Araúna: “...E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu” (2 Samuel 24:16). Ele era um príncipe jebuseu que possuía uma eira no monte Moriá. Deus havia castigado Israel com uma praga de três dias e 70.000 pessoas morreram por causa do pecado do rei Davi de contar o povo (2 Samuel 24.10­ 15; 1 Cr 21.1,8-14).

Um anjo revelou ao profeta Gade disse ao rei que construísse um altar naquele local.  O mesmo anjo que tinha, em nome de Deus, dirigido a guerra, está aqui pronto para estabelecer o tratado de paz. O próprio anjo poderia ter dado esta ordem a Davi; mas ele escolheu fazer isto através do profeta, para que pudesse honrar o ofício profético: “Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele” (Números 12:6). A ordem era para Davi levantar um altar e foi um sinal bendito de reconciliação; pois, se Deus quisesse matá-lo, não teria dado esta instrução, pois não teria aceitado um sacrifício das suas mãos.

Ornã generosamente lhe ofereceu a eira de graça, não só como cortesia ao rei, mas porque ele também tinha visto o anjo, o que o atemorizou tanto que ele e os seus filhos se esconderam, por serem incapazes de suportar o brilho da sua glória, e com medo da sua espada desembainhada. Sob tamanha apreensão, ele estava disposto a fazer qualquer coisa para efetuar a expiação. Apesar de Ornã ter dado a terra e o gado em sacrifício (v.23), Davi entendeu que deveria pagar integralmente (50 ciclos de prata em 2 Samuel e 600 ciclos de ouro em 1 Crónicas 21).

Provavelmente, a importância comprou o terreno onde havia a eira, e o terreno poderia ter vários acres de área. Uma larga fatia do monte Moriá pode ter sido assim comprada, e tornou-se um bom local para Salomão, mais tarde, construir o templo de Jerusalém (1 Crônicas 22.1,2; II Crônicas 3.1). Foi neste monte que Abraão oferecera Isaque ( Gênesis 22.2). A teofania ali manifestada também aumentou o prestígio do lugar.

 

“... porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.”

Davi não queria oferecer um holocausto que não lhe custasse nada. Ele entende que o que ele oferece a Deus deve ser algo que tenha preço e que ele valorize, pois se não fosse assim isso não seria um verdadeiro sacrifício. Essa passagem pode ser aplicada em nossas vidas hoje em dia. Devemos dar com generosidade e oferecer sacrifícios que nos custem algo. Isso pode incluir não apenas dízimos e ofertas, mas também nosso tempo, energia e talentos. Quando damos com generosidade estamos demonstrando nossa devoção a Deus e nossa gratidão por tudo o que Ele nos deu.

Davi também reconheceu que a eira pertencia a Araúna e não queria tomar algo que não lhe pertencia para oferecer a Deus, assim como Saul fez com os animais dos amalequitas. Davi paga o preço justo pela eira de Araúna como um ato de justiça e honestidade. O significado espiritual dessa passagem é a importância de oferecer sacrifícios significativos e de ser justo e honesto em nossas transações. Essa passagem pode ser aplicada à vida cristã hoje como um lembrete de que devemos oferecer sacrifícios significativos a Deus e ser justos e honestos em todas as nossas transações.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 

 HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. 

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

https://bibliadivina.com.br/1-cronicas-21-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário