LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
06 DE OUTUBRO DE 2025
A FÉ PRODUZ ENTENDIMENTO
Hebreus 11.3 “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados;”
Os cristãos, pela fé, compreendem que uma mente e um poder divinos criaram o nosso mundo. Muitos acreditam que a criação divina contradiz os fatos da ciência. A ciência pode decifrar compostos, baseada em suas propriedades físicas e como ele reage quimicamente a outros compostos – mas ela nada sabe a respeito das origens.
Talvez essa seja a razão por que tantos gostam de especular sobre a origem do mundo. No momento da origem, não havia nada para se observar. Teorias científicas mudam constantemente à medida que novas descobertas são feitas. Às vezes uma descoberta da ciência nos compele a reexaminar o que entendemos de uma passagem bíblica porque, até então, não a interpretamos corretamente. Todavia, ela não pode destruir a fé porque a fé vai além da ciência.
A fé bíblica afirma que “foi o universo formado pela palavra de Deus” (Rhema). Literalmente, o universo foi feito “pela palavra de Deus”. Este termo significa “a vida do mundo em seus estágios sucessivos e progressivos até a consumação ou a conjunção de todas as coisas em Cristo”. Esse universo inclui “tudo que existe debaixo das condições de tempo e espaço”.
Hebreus não faz nenhuma tentativa de provar que Deus tem esse poder e realizou o ato da criação. Em vez disso, ele fala com a autoridade do Espírito Santo, como fez Moisés em Gênesis 1:1. Temos algumas provas empíricas de que o universo foi criado desse modo, mas nossa prova final é a Palavra de Deus.
Deus criou os céus pelo supremo poder da palavra: “Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus” (1 Crônicas 16:26). Criou também os céus e a terra: “O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus” (Provérbios 3.19). Os criou em seis dias: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há” (Exodo 20.11). E eles são sustentados pelo poder de sua palavra: “És tu quem sustenta a Terra para que não se desintegre no espaço” (Salmos 104:5).
“... de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
O autor vai mais além, depois de dizer que Deus fez o mundo pelo poder da sua Palavra. Afirma que as coisas visíveis surgiram do invisível. . Isto era incongruente com o pensamento grego. Comumente se pensava que Deus teria criado o mundo de uma matéria já existente e não do nadaA filosofia afirma assim: “Nada pode ser feito do nada” (Parmênides).
O autor todavia insiste que Deus não operou com um material existente; Deus criou o mundo do nada. “aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”, implicitamente significa “do nada”. Aconteceu um creatio ex nihilo, um termo do latim para “criação do nada”. Este termo não é usado pelo autor de Hebreus aqui, mas “é o que está implícito em sua negação de que o universo foi criado de coisas fenomenais [perceptíveis pelos sentidos]”.
A criação foi efetivada pela palavra de Deus: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” (Salmos 33:6-9).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
02/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003
BARCLAY, William. Hebreus. Disponível em: https://drive.google.com/drive/search?q=hebreus. Acesso em 04/10/2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201407_01.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário