sábado, 15 de março de 2025

Romanos 16.1


Romanos 16.1 "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual é serva na igreja que está em Cencreia,"



"Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã,"

Febe (Phoibe) era um nome grego bem comum. Significa radiante ou brilhante. Paulo chama-a de nossa irmã "e não é pouca coisa ser chamada de irmã de Paulo" William Hendriksen é da opinião de que o nome Febe deriva da mitologia pagã, sendo outra palavra para Artemis, a brilhante e radiante deusa lua, identificada com Diana, deusa romana."

Febe estava indo primeiro que Paulo e Roma, por isso o Apóstolo escreveu a recomentando. John Murray diz que Febe era uma mulher que realizara eminentes serviços à igreja, e a recomendação tinha de ser proporcional a seu caráter e devoção." É bem provável que Febe tenha recebido a incumbência de levar a carta de Paulo aos Romanos ao seu destino em Roma, se bem que, aparentemente, havia também outro motivo que a levava à cidade, talvez algum negócio ou "muito provavelmente uma questão judicial". 

Assim, ela precisaria levar consigo uma "carta de recomendação" que a apresentasse aos cristãos em Roma. Essas cartas eram comuns no mundo antigo e necessárias para proteger as pessoas de charlatões; aliás, são mencionadas diversas vezes no Novo Testamento.


 
"...  a qual é serva na igreja que está em Cencreia,"

Ela era "serva". Entende-se pela expressão servir que ela tinha uma função especifica na igreja. Pois, em outras passagens o original grego é traduzido como diácono. Seria então Febe uma diaconisa. Stott escreve: Pode ser que diakonos seja usado aqui no sentido mais amplo. Por outro lado, nós sabemos que a função de "diácono" já existia, mesmo de forma bastante elementar."

Ela servia na igreja em Cencreia. Cencreia era uma antiga cidade portuária situada próxima de Corinto. Era o porto mais ocidental da extremidade do Golfo Sarônico. Paulo partiu daqui no final da sua primeira visita a Corinto, na segunda viagem missionária. Havia uma igreja neste lugar onde Febe servia.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/3/2025

FONTES:SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.
Lopes, Hernandes Dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário