sábado, 15 de março de 2025

1 Coríntios 16.2


1 Coríntios 16.2 "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar."



"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade,"

O que Paulo os dirigiu a fazer, requeria a separação regular de uma quantia, ou dinheiro. Em grego é literalmente: “Cada um de vós, sozinho, ponha de parte algo acumulando de acordo com os lucros”. “Sozinho” significa “em casa”.

Devemos notar que Paulo não estabelece o quanto eles deveriam dar. Diz a pena que deveriam dar conforme a sua prosperidade. Afinal já uma soma que pode não ser nada para o rico pode ser um grande sacrifício para um pobre. O coração do homem deve lhe dizer o quanto ele deve dar e a sua cabeça o quanto ele pode dar.

Que eles tenham de fazê-lo especificamente “no primeiro dia” da semana parece significativo. Outras menções do primeiro dia, como a reunião em Trôade (Atos 20.2-7), consideradas junto com a ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana, sugerem que os cristãos faziam culto no domingo.
Há também evidência de que os cristãos judeus iam às sinagogas aos sábados para testemunhar e depois reuniam-se no primeiro dia da semana para fazer culto e estimarem uns aos outros. 

Entretanto, a questão de Paulo é que juntando semanalmente eles teriam mais a dar do que se fizessem somente uma coleta quando fosse a eles.


"... para que não se façam as coletas quando eu chegar."

Paulo deseja que a coleta seja feita antes da chegada dele. Incidentalmente emprega o termo indefinido "quando". Indicado que o tempo da sua visita é incerto. 

ssim como aconteceu em atos 6. O apóstolo Paulo entendeu que essa questão não precisava ser feita diretamente por ele: "Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas"(Atos 6.2). Sendo conhecedor disso deixou a responsabilidade individual. Fazendo assim adiantaria o tempo da sua visita e também da sua partida para supriar as necessidades dos santos emn Jerusalém. 


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/3/2025

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BARCLAY, William. I y II Coríntios. 1973

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário