sábado, 23 de novembro de 2024

Provérbios 22.6


Provérbios 22.6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. ”

 

“Educa a criança no caminho em que deve andar;

Provérbios são declarações sucintas que geralmente empregam linguagem metafórica para expressar uma verdade geral. Às vezes chamados de “máximas” ou “aforismos”, são encontrados ao longo de toda a Bíblia (SaImos 49.16-20; Isaías 5.21; Jeremias 23.28b; 31.29 etc.). Os mais conhecidos, naturalmente, estão em Provérbios e talvez esse seja um dos mais famosos. Provérbios não podem ser considerados leis absolutas, porque há exceções. Eles são, na realidade, verdades gerais. Não devem então ser considerados como promessas.

Segundo o Dicionário Houaiss “a palavra educar vem do latim educo e significa ‘criar uma criança’; cuidar, instruir”. Podemos definir educação como ensino e instrução. Educar ou ensinar uma criança sempre foi dever dos pais. No antigo testamento os pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito dos atos do Senhor em favor do povo de Israel: “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; ” (Salmos 78.5).

Assim os filhos, mediante o testemunho dos pais, conheceriam a Deus e aprenderiam a temê-lo: “No dia em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos (Deuteronômio 4.9,10).

A educação cristã de nossos filhos deve ser de suma importância para nós, tanto quanto a educação secular nas escolas. Por isso, é importante levá-los à Escola Dominical, onde aprenderão sistemática e didaticamente a Palavra, por meio de histórias, leitura da Bíblia. Lamentavelmente, muitos pais vão à igreja sem seus filhos.

As crianças e os jovens devem ser persuadidos, com amor, a ir à Casa do Senhor. Jesus repreendeu os discípulos quando tentaram impedir que crianças chegassem a Ele: “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus” (Marcos 10.14). A Educação Cristã começa no lar e é fortalecida na Igreja, notadamente na Escola Dominical.

 

“... e até quando envelhecer não se desviará dele. ”

Por ser o temor o princípio da sabedoria (Provérbios 9.10). Pode se esperar uma inclinação da agora crescida criança para o Reino de Deus. Pois o temor será para ela como um freio contra o pecado (Êxodo 20.20), pois ela aprendeu a afastar-se do que é mal.

Uma criança, depois de crescida, pode seguir ou não os caminhos do Senhor. Todavia, o que aprendeu na infância e na igreja a levará por toda a vida. São as chamadas "primeiras impressões", que se gravam na mente plástica da criança e vão com ela para sempre.

Os filhos devem ser admoestados de forma branda e benevolente, pois de outra maneira poderão apreender a odiar as coisas de Deus: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6.4).

Podemos inferir que Manoá e sua esposa criaram Sansão de acordo com as orientações recebidas pelo Anjo do Senhor. Podemos ver que Sansão observava o protocolo do nazireado (Números 6.1-7), vindo a violá-lo progressivamente mais tarde.

Mas seus pais fizeram a parte deles, educando-o segundo a orientação divina recebida. Infelizmente, veremos que Sansão teve fraqueza de caráter e não honrou o voto de nazireu para com o Senhor. O que mostra que há pais zelosos que ensinam seus filhos no caminho em que devem andar, mas, infelizmente, algumas vezes, os filhos escolhem o caminho oposto. Por isso, a partir de uma certa idade, a responsabilidade diante de Deus é individual (Ezequiel 18.20; Romanos 2.6). Outrossim, por exemplo, Caim e Abel tiveram a mesma formação, mas comportamentos completamente distintos (Genesis 4.1-5).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário