segunda-feira, 17 de junho de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 17 DE JUNHO DE 2024 (Romanos 8.25)

 

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
17 DE JUNHO DE 2024
A ESPERANÇA É UMA EXPECTATIVA AO QUE NÃO SE VÊ

Romanos 8.25Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”

 

Mas, se esperamos o que não vemos,”

No versículo 24 Paulo levanta uma contestação dizendo: “...porque o que alguém vê como o esperará?” A contestação é respondida nesse versículo: “Mas se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos” .

A esperança se baseia na fé e, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Embora fé e esperança sejam qualidades diferentes, elas estão intimamente ligadas. Quando definiu “fé”, o autor de Hebreus disse: “A fé é a certeza de coisas que se esperam” (Hebreus 11:1; grifo meu). Sem esperança, a fé não salva ninguém.

A esperança é a expectação das coisas que se não vêem. A fé é a progenitora da esperança. Portanto, nossa esperança tem fundamento nas promessas da glória futura.

Ainda esperamos o cumprimento de nossa esperança. Nós confiamos na promessa que Deus nos deu, de que depois dos primeiros frutos virá a colheita, a escravidão dará lugar à libertação e a decadência à incorrupção, e que as dores de parto trarão o nascimento de um novo mundo. Toda esta seção é um exemplo notável do que significa viver "num intervalo", entre a dificuldade presente e o destino futuro, entre o já e o ainda não, entre os sofrimentos e a glória.

 

“... com paciência o esperamos.”

Dizem que quando Deus faz uma promessa, a fé crê nela, a esperança anseia por ela e a perseverança aguarda por ela.

A palavra grega para “paciência” refere-se à capacidade de perseverar, suportar, continuar sem desistir independentemente do que aconteça. O autor de Hebreus escreveu que precisamos “correr, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).

Stott diz que paciência e esperança é uma combinação significativa. Não é o caso de esperar com tanta expectativa que se acaba perdendo a paciência, e nem esperar com tanta paciência que se perde a esperança. São as duas coisas juntas: expectativa e paciência.

Jesus disse que “aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mateus 10:22). O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Romanos 12.12).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/6/2024

FONTES:

HORTON, Stanley M. (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200902_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário