TEXTO ÁUREO:
“Aguardando a
bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo. ” (Tito 2.13)
Esse
texto claramente confirma a doutrina Pré-Tribulacionista que afirma que a
segunda vinda do Senhor ocorrerá em duas fases. Uma primeira de maneira
invisível e particular (1 Tessalonicenses 4:16-17, I Coríntios 15:5-52) e outra
de maneira visível e pública (Mateus 24:30, Apocalipse 1:7).
Esse
versículo faz referência a dois eventos distintos: “a bem-aventurada
esperança” e “o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo.”
O
primeiro Evento:
"A Bem-aventurada esperança" refere-se a promessa que Cristo fez de maneira particular aos seus discípulos no momento de sua ascensão através de dois anjos: “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir “ (Atos 1:10,11).
Ou seja, Cristo ascendeu ao céu diante dos seus discípulos e retornará para eles, para que onde Ele estiver, estejamos nós também. Afinal ele prometeu: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Apocalipse 3:10).
A frase: A Bem-aventurada Esperança, refere-se à forma impar do acontecimento.
Não é qualquer Felicidade cristã, é a principal Felicidade, não qualquer
promessa, é a maior de todas elas. “Na esperança de que também a mesma criatura
será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos
de Deus.Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de
parto até agora.E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do
Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção
do nosso corpo.Porque em esperança fomos salvos” (Romanos 8:21-24).
O
segundo Evento:
"O aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" refere-se a sua manifestação visível e em Glória descrita em muitas passagens bíblicas e confundidas muitas vezes com o arrebatamento da igreja já descrito acima.
Essa manifestação cumprirá cabalmente todas as profecias referidas a sua vinda que era entendida pelos judeus como um evento único, fato que os induz a descrer no messias que recebemos pela fé. Note na profecia de Isaías 61:1-2“O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;”.
Agora acompanhe o texto lido por Cristo nos Evangelhos: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos" (Lucas 4:18-21).
Note
que Cristo não anuncia o cumprimento da segunda parte do segundo versículo de
Isaías 61 “e o dia da vingança do nosso Deus”, apenas o da primeira parte. Ou
seja, o cumprimento será futuro e se cumprirá em sua segunda vinda em glória “O
aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”
Segundo o livro Manual de Escatologia de J.Dwight Pentecost: a profecia muito das vezes possui camadas, não sendo o seu cumprimento para o mesmo tempo como no caso das 70 semanas de Daniel que sabemos ainda restar uma semana de anos a se cumprir.
Cabe ainda ressaltar mais um esclarecimento por se tratar de uma tão controversa doutrina escatológica. Muitas doutrinas bíblicas são entendidas através da observação e comparação dos textos bíblicos. Exemplo: Observamos as três pessoas da Trindade de maneira distinta em um só tempo no Batismo de Jesus. Da mesma maneira somos capazes de observar a segunda vinda de Cristo em eventos distintos.
Observe: No texto de Apocalipse 19 a palavra do Senhor nos revêla que após acontecer as Bodas do Cordeiro, Cristo desce sobre com o Cavalo branco acompanhado dos exércitos dos céus “E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro” (19:14). Referência aos santos da Igreja que já terão sido glorificados e galardoados: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (3:5).
Fato citado também por Judas: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele" (Judas 1:14,15).
O
senhor virá com seus santos para fazer juízo contra os ímpios. Ora, se Cristo
virá com sua Igreja em Glória, é fato que a Igreja será tira do mundo antes.
“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos
manifestareis com ele em glória”(Colossenses 3:4).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
25/03/2021
Fontes:
SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade
da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD,
2020.
PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia. São Paulo:
Editora Vida.
GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho
da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD,
2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário