domingo, 16 de junho de 2024

Rute 3.11

 

Rute 3.11 “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois, toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. ” 

 

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei,

Surpreso pela firme convicção de Rute, por não tem procurado alguém mais jovem (v.10), mas, priorizado a lei do levirato. Boaz entende perfeitamente a atitude de Rute e o seu pedido de casamento. Boaz diz a Rute para não ter medo, porque ele faria o que ela lhe pedia.

Todavia, havia uma questão em aberto. Boaz era apenas sobrinho de Elimeleque, enquanto que havia ainda um irmão vivo. Embora pronto a assumir a responsabilidade do go'el (isto é, de "remidor"). A obrigação do casamento em levirato caía sobre este "outro resgata­dor" antes de cair sobre Boaz. Apenas se o outro não aprouvesse resgatá-la (v.13) este poderia agir como levir. E isso de fato aconteceu: “Então disse o remidor: Para mim não a poderei redimir, para que não prejudique a minha herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não a poderei redimir” (Rute 4.6).

Boaz empenhou sua honra e sua palavra de que cumpriria os desejos do coração de Rute e trabalharia na direção de atender plenamente ao seu pedido. Então a orienta como ela deveria proceder.

 

“... pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. ”

A palavra traduzida por cidade literalmente é “portão”. Nas cidades palestinas, o lugar de encontro usualmente era ao lado do portão. “Todo o portão”, assim, significa “todas as pessoas que se reúnem na cidade”.

Todo o povo que se reunia à porta da cidade para conversar ou tratar de negócios estivera falando dela, comen­tando sua virtude, chamando-a de mulher virtuosa, "uma noiva digna de ser conquistada" (como Knox prefere traduzir livremente).

Essa palavra é usada a respeito da mulher ideal (Provérbios 31:10), a mulher que é “coroa de seu marido” (Provérbios 12:4). A Bíblia diz: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31.30).

Rute foi uma mulher que impactou a cidade não pela sua beleza, mas pelas suas virtudes. Sua beleza interior era mais esplêndida do que sua beleza exterior. O maior patrimônio que possuímos é o nosso nome, o nosso caráter. O bom nome vale mais do que as riquezas.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
19/6/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

ATKINSON, David. A Mensagem de RUTE. Abu, 1991.

LOPES, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.

CUNDALL, Arthur Ernest; MORRIS, Leon. Juízes e Rute: introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário