domingo, 16 de junho de 2024

Rute 4.14

 

Rute 4.14 “Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.” 

 

“Então, as mulheres disseram a Noemi:”

Após Boaz receber Rute por mulher, o Senhor fez Rute conceber, e deu à luz um filho (v.13). As mulheres da cidade ficaram encantadas, pelo nascimento da criança. Quando Noemi retornou de Moabe com Rute essas mulheres já haviam mostrado interesse nelas: Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?” (Rute 1.19).

Vêm a ela, agora, ao invés de a Rute, provavelmente porque a conhecem há mais tempo, ou talvez porque ela é quem tenha maior necessidade de companhia. Afinal, Rute tem um marido e agora um filho para ocupar toda sua atenção.

Às mulheres congratulam-se com Noemi e, de maneira consistente com aquilo que temos visto através deste livro, atribuem tudo quanto aconteceu à mão do Senhor.

 

“Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te dar remidor,”

Seja o Senhor bendito era modo usual de exprimir gratidão. A mais antiga forma de oração judia que conhecemos (que se admite ser bem mais antiga do que esta sob discussão) é denominada “as oito bênçãos”, porque cada oração inicia-se com “bendito sejas tu, Senhor”.

A razão atribuída para a gratidão é que Deus não deixou Noemi sem um resgatador. Até este ponto, teríamos pensado que resgatador era Boaz; contudo, esta declaração prossegue, culminando no fim do versículo seguinte, onde há uma referência a Rute, que o deu à luz. Torna-se claro que as mulheres estão falando do bebê. Deus enviou a criança a fim de que fosse o resgatador de Noemi (Knox: um herdeiro).

Continuamente Deus está trabalhando a favor de Noemi para provar-lhe Seu favor. Quando ela perdeu seu marido e filhos, Deus deu a ela Rute. Quando ela pensou num resgatador, Deus deu a ela Boaz. Quando Rute casou-se com Boaz, Deus deu a ela um filho.

 

“... e seja o seu nome afamado em Israel.”

O neto de Noemi é alvo das orações das mulheres de Belém. Ele era o resgatador de Noemi. A sua família se perpetuaria na terra por intermédio dele. Através dele que se faria perpetuar o nome da família de Noemi sobre a terra e foi seu arrimo na velhice.

Seja afamado em Israel o nome deste é uma oração para que a criança se torne famosa, da mesma forma como os homens haviam orado pelo mesmo objetivo quanto a Boaz (v.11).

A oração dessas vizinhas sobre a criança foi atendida por Deus, elas lhe nomearam: “E deram-lhe o nome de Obede” (v.17). Caprichosamente o escritor do livro antecipa quem foi Obede: “Este é o pai de Jessé, pai de Davi” (v.17). Isso tornou seu nome afamado.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
19/6/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Lopes, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.

CUNDALL, Arthur Ernest; MORRIS, Leon. Juízes e Rute: introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário